Nova variante do coronavírus é registrada em duas cidades alagoanas
Variante foi registrada em pacientes das cidades de Viçosa e Anadia

O Estado de Alagoas registrou dois casos de pacientes com a nova variante do coronavírus. A variante brasileira é originada do Estado do Amazonas e foi registrada em pessoas de duas cidades alagoanas. A informação foi dada na noite de ontem, quarta-feira, 17, através de um informativo da vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde.
O primeiro caso foi registrado em uma mulher de 36 anos, moradora de Viçosa. A mulher teria viajado para Manaus no dia 22 de janeiro, onde ficou por quatro dias e teve contato com familiares com quadro gripal, mas sem confirmação para Covid-19. No dia 25 de janeiro a paciente apresentou dispneia e tosse e retornou para Alagoas no dia 26. No dia 29 houve a detecção do caso suspeito da nova variante, que foi confirmado pela Sesau.
A segunda paciente trata-se de uma idosa de 64 anos, residente de Anadia. A idosa não tem histórico de viagem ou contato com alguém do Amazonas ou qualquer outro Estado fora de Alagoas. Ela começou a apresentar sintomas no dia 19 de janeiro, com tosse, coriza, mialgia e moleza. No dia 25/01 realizou-se a coleta para pesquisa de SARS-CoV-2 por RT-PCR, que confirmou a infecção.
A Sesau reforçou que apesar de Alagoas ter recebido pacientes do Amazonas, para assistência médica nos Hospitais da Mulher, Metropolitano e Universitário, durante a investigação minuciosamente realizada, as pacientes infectadas com a nova variante do coronavírus não tiveram nenhum tipo de contato com os pacientes trazidos para Alagoas.
Devido ao novo cenário de Saúde no Estado, com a confirmação da nova variante, que é mais transmissível, é necessário a população reforçar os cuidados na proteção e prevenção. Com o uso obrigatório de máscara em ambientes públicos; manutenção da etiqueta social; higienização adequada e frequente das mãos; ações que visem e promovam o distanciamento social.
É importante ressaltar também que tais medidas se fazem mais necessárias neste momento, devido à iminente entrada na sazonalidade de doenças respiratórias no meio, período em que sabidamente aumenta a ocorrência de diversas doenças respiratórias, acrescentando-se agora, a COVID-19, situação que pode ser agravada com a circulação da P1 (variante do Amazonas).
Últimas Notícias

EUA revogam visto de Moraes e "aliados na Corte"

Dependentes químicos recuperados são capacitados pela Rede Acolhe

Entenda os motivos para decretação de cautelares contra Bolsonaro

Dudu é condenado a seis jogos de suspensão e multa do STJD por misoginia contra Leila Pereira

Representante dos clubes da Série D diz que Série E está na pauta de reunião na CBF
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca
