O grande trabalho do comandante Anderson Catu à frente da GM de Girau do Ponciano

Por Assessoria 12/02/2021 15h03 - Atualizado em 12/02/2021 15h03
Por Assessoria 12/02/2021 15h03 Atualizado em 12/02/2021 15h03
O grande trabalho do comandante Anderson Catu à frente da GM de Girau do Ponciano
Guarda Municipal de Girau do Ponciano - Foto: Arquivo Pessoal

O Prefeito David Barros, gestor do município de Girau do Ponciano, no início do seu mandato (2017), acertou quando nomeou o Sr. Anderson Nunes da Silva (Anderson Catu), para o comando da Guarda Municipal, pois durante esses 04 (quatro) anos à frente da instituição, o comandante - com uma visão de liderança - conseguiu reunir toda corporação para fazer um trabalho diferenciado naquela localidade e povoados vizinhos.


Sabendo dos problemas que o povo do interior passava antes da presença da GCM, o comando teve a ideia de criar a Ronda Rural, com o objetivo de inibir a criminalidade na região, assim, durante este tempo, foram realizadas diversas ações, como: dezenas de armas de fogo retiradas de circulação, drogas, centenas de motos recuperadas, celulares recuperados, além de outros objetos subtraídos por marginais.


Também foram realizadas diversas apreensões por Maria da Penha, abuso a menores, homicídio, direção perigosa, embriaguez ao volante, desacato, desobediência, roubos e furtos; apoio a todas as secretarias municipais, Poder Judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar.


Através da GM foram abordados também diversos temas em palestras, como alcoolismo, trânsito, drogas, suicídio, etc..


Uma ênfase no período de pandemia é que a guarda está ainda mais próxima da população, orientando e prestando todo apoio necessário, no cumprimento dos decretos, pois houve um aumento da demanda nas fiscalizações, como por exemplo, a organização de fila de bancos, casa lotérica e apoio à vigilância sanitária.

Anderson Catu, comandante da Guarda Municipal de Girau do Ponciano (Foto: Arquivo Pessoal)

De acordo com uma moradora do Distrito de Canafístula, Dona Maria, “a vinda da guarda para Canafístula foi uma benção de Deus, nós não podia mais nem ir às missas no domingo porque o barulho de som de carros era grande e as motos em alta velocidade era muitas”.


Outros moradores contam que antes da chegada da GCM não se podia nem ficar em frente de suas residências, pois naquela época havia vários arrastões de celulares, não só no Distrito mas em toda região circunvizinha.


O trabalho que o comandante vem desempenhando à frente da GCM é de grande importância para os munícipes e visitantes de Girau do Ponciano. Uma cidade segura gera desenvolvimento e crescimento econômico.


“Há um lema no qual baseamos nossas ações e nosso trabalho como instituição de segurança pública deste município, que é ‘protetora e amiga’. Protetora, porque refere-se ao combate constante à criminalidade que nossos (76) agentes fazem diariamente, e amiga é justamente o que estamos praticando nos dias de hoje, apoiando e estendendo as mãos ao povo girauense, disse um componente da Guarda Municipal.