OMS diz que coronavírus pode ter surgido em outro lugar antes do surto em Wuhan

Em comunicado ocorrido nesta terça-feira, 09, representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) informaram que o coronavírus pode ter se originado em outro lugar antes do surto em Wuhan, cidade chinesa onde foi detectado pela primeira vez.
As declarações foram feitas durante a primeira coletiva de imprensa que o grupo fez sobre a missão que os levou para a China, para entender as origens do vírus.
A equipe da OMS chegou a Wuhan em 14 de janeiro. Eles ficaram em quarentena durante duas semanas e posteriormente visitaram locais onde foram detectados os primeiros casos do vírus, incluindo o mercado de frutos do mar de Huanan e o Instituto de Virologia de Wuhan, que esteve envolvido em pesquisas do coronavírus.
Segundo a OMS a hipótese de que o vírus tenha sido vazado em um acidente de laboratório é "extremamente improvável" e que essa possibilidade não está entre as que a organização sugere para estudos futuros.
O chefe da equipe chinesa da organização também disse que não há evidências de que o vírus estivesse circulando antes de dezembro de 2019, quando os primeiros casos de Covid no mundo foram relatados. "Não há indicação da transmissão do Sars-Cov-2 na população do período anterior a dezembro de 2019", disse Liang Wannian, chefe da equipe da China.
Quatro hipóteses
O especialista em vírus Peter Ben Embarek, que participou da missão da OMS, também disse que a apuração revelou novas informações, mas não mudou "dramaticamente" o cenário da pandemia. Ele explicou que a entidade trabalhou com quatro hipóteses ao começar a investigação da origem do vírus:
Transmissão direta entre espécies – de algum animal diretamente para a espécie humana;
Introdução por meio de um hospedeiro intermediário, no qual o vírus ficou um tempo, se adaptou – isto é, sofreu mutações e pressão seletiva que possibilitaram a ele infectar humanos – e só então passou a circular;
Contaminação por meio da cadeia de transporte e armazenamento alimentos congelados. Esta hipótese vem sendo defendida pela China;
Acidente de laboratório tenha feito com que o vírus vazasse para a população em geral. Esta hipótese não é sugerida pela OMS para futuros estudos, porque é "extremamente improvável", segundo Ben Embarek.
Últimas Notícias

Audiência no STF termina sem acordo sobre IOF

Aposta do RS fatura sozinha prêmio de R$ 45,1 milhões da Mega-Sena

Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

Bolsonaro se declara para Trump: “Sou apaixonado por ele”

Brasil volta a repudiar intromissão dos EUA em assuntos do Judiciário
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
