Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados, com 302 votos

Deputado é aliado de Jair Bolsonaro. Terá mandato de 2 anos no posto. Baleia Rossi conseguiu 145 votos

02/02/2021 07h07 - Atualizado em 02/02/2021 11h11
02/02/2021 07h07 Atualizado em 02/02/2021 11h11
Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados, com 302 votos
Arhur Lira - Foto: Luis Macedo

O deputado Arthur Lira (PP-AL) venceu, nesta segunda-feira (1º), em primeiro turno, a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. O parlamentar, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e formalmente por 11 partidos, recebeu 302 votos para ocupar o cargo pelos próximos dois anos.

Em seu 1º discurso depois da vitória, Lira defendeu a vacinação contra a covid-19, o equilíbrio nas contas púbicas e mais harmonia entre os Poderes. 

“A Câmara dos Deputados tem de ser de todos, não pode ser do ‘eu’, tem de ser de nós”, afirmou.

“É preciso democratizar a presidência desta Casa, fortalecer as instâncias colegiadas e as comissões, ampliar a transparência e a isenção”, disse o deputado. “Quanto mais ritos, mais previsibilidade e menos surpresas”, continuou.

O resultado é uma vitória para Jair Bolsonaro. O presidente da República agora terá um aliado à frente da Casa. Rodrigo Maia (DEM-RJ), que presidia a Câmara de 2016, teve atritos com Bolsonaro em diversos momentos e barrou projetos que são caros ao bolsonarismo.

Mais cedo, o Senado elegeu Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como presidente. Ele também é aliado de Bolsonaro. Agora, em tese, o presidente da República terá mais facilidade para entregar ao eleitorado mudanças conservadoras na vida do país, que prometeu na campanha para chegar ao Planalto em 2018. Isso é importante para manter uma base de apoio até 2022, quando tentará reeleição.

Também poderá ter mais facilidade com propostas da área econômica. Ainda que a agenda de Baleia Rossi tenha pontos de contato com a do ministro da Economia, Paulo Guedes, o candidato estava aliado a partidos de esquerda, o que poderia dificultar a tramitação dos projetos liberais.

Além de Lira e Baleia, houve outros 6 candidatos. A seguir, a votação de todos eles:

Fábio Ramalho (MDB-MG): 21
André Janones (Avante-MG): 3
Marcel Van Hattem (Novo-RS): 13
Luiza Erundina (Psol-SP): 16
General Peternelli (PSL-SP): 1
Kim Kataguiri (DEM-SP): 2

Com a vitória de Arthur Lira, aliados de Jair Bolsonaro esperam que sejam votados projetos para facilitar o porte de armas e regulamentar a mineração em terras indígenas, por exemplo.