Departamento de segurança interna dos EUA emite alerta de terrorismo doméstico

Órgão de defesa afirma que há possibilidade de extremistas ideológicos cometerem atos de violência

Por da redação com Época 27/01/2021 18h06
Por da redação com Época 27/01/2021 18h06
Departamento de segurança interna dos EUA emite alerta de terrorismo doméstico
Apoiadores do presidente Donald Trump escalam paredes no Capitólio dos EUA durante ato para impedir a certificação da vitória de Joe Biden, no último dia 6 - Foto: JIM URQUHART / REUTERS

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos emitiu um boletim para alertar sobre um "ambiente de alta ameaça" no país. O documento foi publicado nesta quarta-feira (27) e informa sobre a possibilidade de "alguns extremistas violentos com motivação ideológica" continuarem a se mobilizar para incitar ou cometer atos de violência.

De acordo com o comunicado, esses grupos extremistas têm "objeções ao exercício da autoridade governamental e à transição presidencial, bem como outras queixas percebidas alimentadas por narrativas falsas". O alerta é válido até o dia 30 de abril.

O órgão de defesa lembra que desde 2020 os Estados Unidos são palco de ações extremistas violentas por parte de "indivíduos com pontos de vista opostos". Entre as motivações dessas ações, o comunicado pontua a "raiva sobre as restrições do COVID-19, os resultados das eleições de 2020 e o uso da força pela polícia".

"O Departamento de Segurança Interna teme que esses mesmos impulsionadores da violência permaneçam até o início de 2021 e alguns extremistas domésticos possam ser encorajados pela violação do Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, em 6 de janeiro de 2021, para atingir autoridades eleitas e instalações governamentais", diz o texo.

O comunicado aconselha a população a ficar preparada para o risco de eventos violentos. O boletim orienta a população a evitar grandes multidões, incluindo protestos, prestar atenção nos arredores, ter cuidados com a segurança pessoal, levar consigo anotações com os contatos de emergência, bem como informações médicas e outras necessidades.

A orientação é para que os norte-americanos denunciem condutas suspeitas e ameaças de violência, incluindo atividades online.

O boletim é um aviso de status inferior utilizado para alertar o público sobre riscos gerais. Está abaixo do alerta elevado e do alerta iminente, este último divulgado quando uma ameaça de ataque terrorista está prestes a ser colocada em prática nos Estados Unidos.