Número de casos confirmados de Covid-19 reduz e mortes aumentam em AL, diz observatório

O Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 aponta, na terceira semana epidemiológica, a redução de 6% no número de casos notificados em comparação ao período anterior. Entretanto, Alagoas registrou aumento de mortes provocadas pelo Sars-Cov-2, um percentual de 9%.
“Já em relação aos óbitos, foi registrado um aumento de cinco mortes, o que corresponde um incremento de 9%. Na direção contrária ao observado na semana passada, quase todas as regiões analisadas apresentaram queda na incidência de casos ao longo da 3ª SE. No entanto, ressaltamos a cautela que deve-se ter na interpretação desses resultados diante das deficiências relacionadas à testagem, expressadas pelo alto número de casos suspeitos, 7.894 em 25/01”, informam os pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Em relação à ocupação hospitalar, segundo o Observatório Alagoano de Políticas Públicas, o boletim de ocupação diária dos leitos exclusivos para a Covid-19 de 25/01 apresentou uma redução na ocupação de leitos de UTI em relação ao quantitativo da semana anterior. Mesmo com esses dados, os professores citam o descontrole da transmissão do novo coronavírus em Alagoas.
“Dos 224 leitos disponibilizados pela rede pública, 115 estavam ocupados, o que representa uma ocupação de 51%, um pouco abaixo da registrada há uma semana e dentro do preconizado como margem de segurança (70%). Portanto, apesar de alguns sinais de melhora, entre os quais a queda da taxa de ocupação hospitalar, Alagoas ainda apresenta um descontrole na transmissão do novo coronavírus, o que faz com que as medidas de controle sejam redobradas para que consigamos mudar a tendência de alta de óbitos”, informa o Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19.
E não custa lembrar, mesmo com o início da imunização: “Reforçamos que a higienização das mãos, o uso da máscara e o distanciamento social são as únicas medidas efetivas para a preservação de mais vidas até que tenhamos uma imunidade coletiva que será garantida por meio da cobertura vacinal de pelo menos 60% da população”, finalizam os pesquisadores.
Últimas Notícias

Motorista perde controle de veículo, bate em coqueiro e fica preso às ferragens, em Arapiraca

AGU pede bloqueio de bens de mais 14 investigados por fraude no INSS

Vasco anuncia a contratação de Fernando Diniz

INSS vai devolver R$ 292 milhões a aposentados com descontos ilegais

Ex-companheira de professora morta em SP é mandante do crime, diz polícia
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

3º Festival do Camarão em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
