Grupos organizam carreata pró-impeachment de Bolsonaro neste domingo (24), em Maceió

Por Redação com agências 22/01/2021 14h02 - Atualizado em 22/01/2021 14h02
Por Redação com agências 22/01/2021 14h02 Atualizado em 22/01/2021 14h02
Grupos organizam carreata pró-impeachment de Bolsonaro neste domingo (24), em Maceió
Carreata contra Bolsonaro - Foto: Reprodução

A Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo estarão realizando, neste sábado (23), uma carreata pró-impeachment do presidente Jair Bolsonaro em Maceió. A concentração acontece no Papódromo do Dique Estrada, no bairro do Vergel do Lago, às 15 horas. A mobilização também será realizada em outros estados do país.

As duas frentes reúnem movimentos sociais, centrais sindicais e partidos de esquerda. As principais reivindicações dos manifestantes são: andamento aos mais de 60 pedidos de impeachment que já protocolados, retorno do auxílio emergencial e a adoção de uma logística para vacinar toda a população brasileira.

Também está sendo posto em evidência o crime de responsabilidade do presidente durante a pandemia de Covid-19. De acorodo com as denúncias, Bolsonaro boicotou, desde o início, as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), aparecendo em público sem máscara, causando aglomeração e fazendo propaganda irregular de medicamentos, como a hidroxicloroquina, que não possui eficácia comprovada para o tratamento da doença. O governo gastou quase R$ 90 milhões em remédios ineficazes.

Além disso, de acordo com as lideranças dos movimentos, existem vários indícios de crime ou condutas inadequadas para o cargo de Presidente da República que justificam o impeachment de Bolsonaro, não só relacionadas à pandemia, mas também por manifestações contra a democracia, como exaltação da tortura e da Ditadura Militar; utilização da Polícia Federal para investigações de interesse particular (caso Flávio Bolsonaro), quebra de decoro, ataques à imprensa, entre outros.

Os atos pró-impeachment também estão sendo organizados em outras capitais do país, como Recife, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e São Paulo.