Colégio Militar de Arapiraca conquista 54 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Por Ascom Seduc Alagoas 21/01/2021 21h09
Por Ascom Seduc Alagoas 21/01/2021 21h09
Colégio Militar de Arapiraca conquista 54 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Campeões da OBA - Foto: Ascom

Estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas conquistaram 82 medalhas na edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Este ano, em virtude das limitações impostas pela pandemia, a OBA foi realizada em formato virtual, enquanto a MOBFOG teve tanto o formato presencial (mantendo os cuidados necessários) como também uma edição on-line, onde o estudante projetava um foguete a partir de um software específico.

Na OBA, a rede estadual alagoana somou 72 medalhas – das quais 11 ouros, 15 pratas e 46 bronzes. Destaque para o Colégio Tiradentes - Unidade Agreste (Arapiraca), com 54 medalhas, seguido pelas escolas estaduais Remi Lima, de Maceió (7 medalhas); Nova Jersey, de Palmeira dos Índios (3 medalhas); Fernandes Lima, de Maceió (3 medalhas); Laura Chagas, de Santana do Ipanema (2 medalhas); Egídio Barbosa (Palmeira dos Índios), Mileno Ferreira (Santana do Ipanema) e Costa Rego (Arapiraca), cada uma com uma medalha conquistada.

Já na MOBFOG, foram dez medalhas, das quais três ouros, três pratas e quatro bronzes. Destaque para as escolas estaduais Remi Lima (Maceió), com três medalhas, Manoel de Matos (Santana do Mundaú), Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios) e Dom Otávio Barbosa Aguiar (Maceió), cada uma com duas e Irene Garrido (Maceió), com uma medalha.

Resultado histórico - Com 54 medalhistas na competição, o Colégio Tiradentes – Unidade Agreste tem muito o que comemorar. Com uma adesão em massa dos estudantes à competição, o resultado premia o trabalho de todos os educadores envolvidos, entre eles o professor Thierry Oliveira.

“Mesmo em um ano atípico, como 2020, conseguimos realizar todas as olimpíadas dentro do calendário, dentre as quais, a OBA e a Olimpíada Nacional de Ciências. A importância da OBA vai além da premiação em si, pois estimula a busca pelo conhecimento e a descoberta de um mundo diferente. No CPM Agreste, buscamos sempre estimular o aluno a ir além do que ele aprende em sala de aula e leve esse conhecimento para a vida”, frisa o professor.

A unidade de ensino somou dez medalhas de ouro na competição e, dentre os que conquistaram a premiação mais cobiçada estão os estudantes Rayssa Cardoso de Lima, Namur Sebastião da Silva e Heloísa Costa, todos alunos do 9º ano do ensino fundamental.

“Amo tudo o que envolve astronomia e astronáutica e me diverti muito estudando e respondendo às questões. Receber essa medalha é um incentivo para continuar estudando”, revela Heloísa. “A OBA nos estimula a buscar mais conhecimento e nos motiva a persistir e vencer desafios. Além disso, possibilita novas experiências”, avalia Namur. “É uma experiência única e incrível, que nos possibilita uma aprendizagem além da sala de aula, revelando um universo imenso e interessante”, resume Rayssa.

Confira o nome dos demais medalhistas do Colégio Tiradentes – Unidade Agreste na OBA:


Aline Vitória De Oliveira Silva - medalha de ouro; Samuel Sousa De Andrade - medalha de ouro; Ruan Mateus Dos Santos Gois - medalha de ouro; Rômulo Dos Santos Gois - medalha de ouro; Claudio Matheus Anselmo Soares Santos - medalha de ouro; Laura Mariana De Morais Moura - medalha de ouro; Luís Antônio Nunes De Albuquerque - medalha de ouro; José Pedro Farias Barbosa - medalha de prata; Geovana Emily Ventura Gonçalves –medalha de prata; Cauã Santos Queiroz De Melo – medalha de prata; Maria Clara Barbosa Pereira –medalha de prata; Laura Sófia Oliveira Silva - medalha de prata; Kalyne Rose da Silva – medalha de prata; David Víctor Vital Lucio – medalha de prata; Willian Gustavo de Oliveira Santos – medalha de prata; Matheus da Silva Farias – medalha de prata; Lamartyn Lyan Costa Santos – medalha de prata; Evellyn Maria Lucena da Silva – medalha de bronze; José Gustavo Farias Dos Santos – medalha de bronze; William Rafael Almeida da Silva Pereira – medalha de bronze; Maria Yasmim Ferreira Primo – medalha de bronze; Anderson Renato Martins Soares – medalha de bronze; Maria Gabrielle Maximino Dias – medalha de bronze; Abelly Rayssa Dias Gomes – medalha de bronze; Ana Beatriz Gomes Rocha – medalha de bronze; Maria Amanda Lima Da Silva – medalha de bronze; Beatriz Santos Silva – medalha de bronze; Geovana Rocha Nogueira – medalha de bronze; Maria Eduarda Bispo de Brito – medalha de bronze; Pedro Alexandre Dos Santos Silva – medalha de bronze; Mônica Maria Oliveira Santos – medalha de bronze; Giovanne Vieira de Sousa – medalha de bronze; Gabriel Silva Amorim –medalha de bronze; Milena Reginaldo Gonçalves – medalha de bronze; Aline Evelly Guedes Da Silva – medalha de bronze; Saulo Firmo do Nascimento – medalha de bronze; Laura Maria Rodrigues Santos – medalha de bronze; Paulo Miguel de Moura Nunes – medalha de bronze; Caio Vitor Juvino da Silva – medalha de bronze; Felipe Vieira de Lemos – medalha de bronze; Alice Carolyne Pacheco da Silva Costa – medalha de bronze; Layra Phabia Bezerra Cruz – medalha de prata; Mariana Cavalcante Silva – medalha de prata; Vinicius Santos da Silva- medalha de bronze; Maria Eduarda Nunes Cezar – medalha de bronze; Maria Claudia Lorena Barbosa – medalha de bronze; Phelipe Andrade do Nascimento – medalha de bronze; Raylla Khira Pontes Marinho – medalha de bronze; Leticia Emanuelly Vital Lucio – medalha de bronze; Victor Gabriel Da Silva Oliveira- medalha de bronze; Maria Cecilia Morais de Oliveira – medalha de bronze.