Por mais vacinas, Renan Filho e 14 governadores assinam carta pedindo ao Planalto boa relação internacional
Documento solicita que presidente da República amplie esforços no sentido de melhorar a relação institucional do Brasil com países produtores de insumos
O governador de Alagoas, Renan Filho, afirmou nesta quarta-feira (20) que assinará carta aberta com outros 14 governadores de Estados brasileiros ao presidente da República, Jair Bolsonaro. O documento, segundo ele, vai solicitar que o Palácio do Planalto amplie os esforços no sentido de melhorar a relação internacional do Brasil com países produtores de insumos essenciais à produção nacional de vacinas contra o novo coronavírus.
“Ao lado de outros governadores, estou assinando uma carta ao presidente da República para que dialogue com outros países de forma a garantir que o Brasil tenha os insumos necessários para a produção de vacinas. Esse é um momento de integração internacional, de união de esforços”, sustentou Renan Filho.
As relações entre o Brasil e países produtores de insumos e de princípios ativos essenciais à produção nacional de imunizantes contra a Covid-19, sobretudo a China, não são das melhores. Citando o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Renan Filho afirmou que o Brasil tem tecnologia para produzir as vacinas em larga escala, mas lhe falta matéria-prima.
O Butantan é o responsável pela produção da CoronaVac, desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A vacina é a única distribuída até agora aos Estados brasileiros pelo Ministério da Saúde (MS), mas em quantidade mínima. O Instituto enfrenta dificuldades para aquisição de matéria-prima da China para dar continuidade à produção.
Já a Fiocruz – que desenvolve a vacina Oxford/AstraZeneca – informou, na terça-feira (19), que a entrega do imunizante contra a Covid-19 vai atrasar de fevereiro para março. Isso porque não recebeu um dos insumos para a fabricação: o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), de responsabilidade da AstraZeneca, também procedente da China.
“A Fiocruz só vai iniciar a produção em 60 dias, próximo do mês de março. Então só temos, em curto prazo, o Butantan e o insumo do Butantan vem da China. Por isso, nós precisamos ter uma (boa) relação institucional com a China. Os governadores estão alertando ao país e solicitando ao presidente que tenha um gesto de melhora do ambiente da relação internacional para que o Brasil não corra o risco de ficar sem vacina”, concluiu.
Últimas Notícias
Polícia Militar apreende três armas de fogo e quase 700 gramas de drogas nesse domingo, em Alagoas
Caso Ana Beatriz: Justiça marca audiência de instrução sobre feminicídio de jovem em Penedo
Carro é destruído por incêndio no Benedito Bentes, em Maceió
3ª Conferência Estadual de Segurança Pública Municipal e Defesa Civil acontece em Arapiraca
Lanchonete tem vidro quebrado e é invadida durante a madrugada na Praça Marques
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

