Enem Digital: MEC libera consulta aos locais de prova
É a primeira vez que a prova será aplicada nesta modalidade

Inscritos para o Enem Digital, a versão piloto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar os locais de prova. As informações podem ser conferidas na Página do Participante. Essa é uma das novidades anunciadas para edição de 2020 do exame – marcado por pedidos de adiamento por conta da alta de caso do coronavírus no país.
A aplicação ocorrerá por meio de computadores, em locais definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. A redação, no entanto, será manuscrita. Por conta disso, assim como a versão impressa, os candidatos precisão levar suas canetas esferográficas na cor preta.
No Enem Digital, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já concluíram e não precisam de recurso de acessibilidade, participarão das provas nesse modelo. Ao todo, 96.086 inscritos participarão desse formato do exame, segundo o Ministério da Educação.
Até 2026 a intenção do Inep é que o Enem seja realizado totalmente no formato digital. Nessa primeira etapa piloto, serão usados cerca de quatro mil laboratórios, com cerca de 20 computadores cada. Os equipamentos terão acesso apenas à prova. Assim, será vedado o acesso à internet ou documentos do computador.
"A gente procurou, nesse momento, simular no ambiente digital o que acontece no papel. Então, o aluno vai poder, por exemplo, ir na questão mais à frente, pode voltar. No final, ele vai marcar e quando der o sinal que finalizou a prova, o sistema trava o preenchimento do gabarito. Aí pronto, não vai mais poder mexer e a prova vai vir direto para o Inep”, explica o presidente do Inep, Alexandre Lopes.
Além dos aplicadores, nas salas de prova os candidatos contarão com a assistência de um técnico em informática para que se algum computador apresentar problema o técnico possa tentar resolver imediatamente. Se não conseguir, o estudante poderá usar uma das máquinas reservas. Se houver um problema mais grave que impedir que o candidato faça a prova, esse estudante vai poder participar da reaplicação da prova em papel, assegura o Inep.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
