Início de 2021 pode ter registrado maior número de casos de Covid-19 em uma semana em Alagoas, diz pesquisa

O boletim do Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para Enfrentamento à Covid, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), referente à primeira semana de 2021 afirma que os dados seguem evidenciando o aumento da transmissão de Covid-19 em Alagoas. Segundo os pesquisadores da Ufal, os 2.748 novos casos confirmados e as 51 mortes registradas correspondem a um aumento de 23% e 6%, respectivamente, quando comparados com a última semana de 2020.
O boletim chama a atenção para o aumento no ritmo da testagem na primeira semana, mas ressalta a presença de 8.677 casos suspeitos. O que indica que, caso seja mantida a proporção de 56% de casos positivos entre os exames RT-PCR divulgados pelo Lacen na primeira semana epidemiológica de 2021, Alagoas teria quase cinco mil casos a mais do que os notificados e divulgados neste período. “Assim, teríamos ultrapassado a maior incidência de casos registrada em uma SE desde o início da pandemia em Alagoas, que ocorreu na 25ª SE, quando foram notificados 6.811 casos".
Para os pesquisadores, o crescimento dos números em Alagoas se deve à “incapacidade de processamento dos testes atrelada à desarticulação com a Atenção Primária à Saúde (Equipes de Saúde da Família – ESF e Núcleos de Ampliados de Saúde da Família – NASF)”. Essa desarticulação, para o Observatório, “se traduz na ineficiência na gestão dos casos e no dimensionamento da pandemia no estado, comprometendo a tomada de ações por parte do poder público”.
Leia o boletim na íntegra.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
