Em Alagoas: Primeira vacina contra Covid-19 será a AstraZeneca; saiba mais

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres informou, nesta terça-feira (12), que a primeira vacina contra Covid-19 a chegar em Alagoas deve ser a que foi desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca.
Segundo ele, serão duas doses e os primeiros a receber o imunizante serão os profissionais de saúde dos hospitais públicos referência em Covid-19.
Ayres informou que a expectativa é que as primeiras doses da vacina cheguem no final de janeiro, algo entre 30 a 40 mil doses. De acordo com ele, Alagoas tem condições de iniciar a vacinação 24 horas após a chegada dos imunizantes.
O secretário reuniu os integrantes da Sala de Situação para apresentar o Plano Estadual de Imunização contra Covid-19. O grupo é formado pelo corpo técnico da Sesau, Conselho Estadual de Saúde (CES), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e Secretaria de Saúde de Maceió.
Na coletiva, ele disse que após os outros grupos prioritários se vacinarem, será a vez dos profissionais que atuam em hospitais filantrópicos e privados. Além disso, também serão contemplados profissionais cuidadores de idosos, de funerárias e doulas. Ayres ainda disse que os professores também estão no grupo prioritário, mas após os profissionais de saúde.
O secretário disse que a pretensão é vacinar toda a população alagoana até o final do ano. Segundo ele, as doses serão ampliadas a partir de março, tendo em vista que em janeiro e fevereiro a quantidade será pequena.
A segunda vacina a chegar em Alagoas deve ser a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Segundo Ayres, a previsão é que ela chegue entre março e abril. O secretário comentou o anúncio de eficácia geral da vacina, que ficou com 50,38%. "Não vejo isso como um problema porque esse é o percentual aceito para que possa ser aplicada a população", disse Ayres.
Últimas Notícias

VÍDEO: Projeto Raízes de Arapiraca chega a sua 27ª edição resgatando a memória do povo arapiraquense

PM flagra homem com maconha, crack e cocaína no Benedito Bentes, em Maceió

Três suspeitos de participação em homicídio registrado em Palmeira dos Índios são capturados em Pernambuco

Idoso de 81 anos sofre mal súbito, cai no chão e fere o rosto em Arapiraca

Criminosos matam homem que bebia com o pai na porta de casa em Cruz das Almas, em Maceió
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Inauguração do Centro de Educação Infantil Leônia Fontes

Arapiraca tem uma rua chamada 'Super Nintendo'?

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
