Ford anuncia fechamento de fábricas e fim da produção de veículos no Brasil

O ano mal começou e a Ford faz um anúncio bombástico: vai encerrar toda a sua produção no Brasil com o fechamento das fábricas em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE) ainda neste ano. A decisão levará ao fim das linhas da Ka, Ka Sedan e EcoSport, além do utilitário Troller T4. Apesar disso, a fabricante promete que continuará a operar no país com modelos importados, como a Ranger feita na Argentina.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro.”
As fábricas de Camaçari e Taubaté encerram a produção de carros imediatamente, trabalhando somente na fabricação de peças para continuar atendendo o pós-venda. Já o complexo em Horizonte (CE), onde o Troller T4 é feito, seguirá operando até o 4º trimestre de 2021. As concessionárias continuarão operando com os estoques remanescentes de Ka, Ka Sedan e EcoSport, esperando pelos novos veículos importados.
“Além de reduzir custos em todos os aspectos do negócio, lançamos, na região, a Ranger Storm, o Territory e o Escape, e introduzimos serviços inovadores para nossos clientes. Esses esforços melhoraram os resultados nos últimos 4 trimestres, entretanto a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia deixaram claro que era necessário muito mais para criar um futuro sustentável e lucrativo”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Mercados Internacionais.
A Ford já estava enxugando ao máximo os seus gastos, com a venda da fábrica em São Bernardo do Campo (SP) em 2019, onde ficava também sua sede administrativa. Ajudou a conter os gastos, mas o processo global de reestruturação exigia mais para conseguir alcançar a margem EBIT (lucro líquido antes dos impostos) de 8%.
O futuro da Ford no Brasil
A vida para os concessionários será um pouco difícil nos próximos meses. A Ford prometeu novos lançamentos em breve, com a chegada do Bronco e novas versões da Ranger e Mustang, mas levará um tempo para que alguns deles desembarquem. No comunicado, a marca ainda diz que irá anunciar outros modelos novos, incluindo um híbrido plug-in. Outra promessa para este ano é a vinda da van Transit, feita no Uruguai. A marca também trabalha em uma picape rival da Fiat Toro chamada Maverick, que virá do México.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
