Governo anuncia pagamento do rateio do Fundeb sem perdas com desconto previdenciário
Professores recebem nesta sexta-feira (8); dia 18 de janeiro será a vez da parte administrativa e de apoio da Educação

O governador Renan Filho anunciou, na tarde desta sexta-feira (08), por meio das redes sociais, que o Governo de Alagoas promoverá o pagamento do rateio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Ele informou que serão duas folhas adicionais de salários a serem pagas sem perdas com desconto previdenciário.
Isso foi possível graças à emenda constitucional 44/2019 e à sanção do Projeto de Lei 451/2020 por parte Governo do Estado de Alagoas. A primeira folha a ser paga, já nesta sexta (08), será a dos professores da Rede Estadual de Ensino. O desconto previdenciário ocorrerá, mas será feita a compensação já na segunda-feira (11), sem nenhuma perda aos servidores.
Já no dia 18, o Governo de Alagoas fará o pagamento da folha adicional a todos os servidores da parte administrativa e de apoio. Renan Filho lembrou que é a primeira vez que isto acontece. Neste caso, não haverá desconto previdenciário, dispensando a compensação.
“Depois de muito trabalho, junto à Procuradoria do Estado, encontramos os caminhos legais para promover, ainda no dia de hoje, o pagamento do rateio para os professores da Rede Estadual alagoana, que receberão uma folha adicional de salário, nesse início de ano, e até o dia 18 – pela primeira vez – nós conseguimos também a garantia do pagamento de uma folha adicional para todos os servidores da parte administrativa e de apoio das escolas”, anunciou Renan Filho.
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, essa é uma grande vitória para toda a categoria da rede de estadual de ensino e trará grandes benefícios do ponto de vista pessoal e econômico.
“Foi uma decisão bastante discutida, mas conseguimos manter o que já era pedido pelos próprios servidores. Como o crédito de pagamento já estava pronto e o PL foi aprovado recentemente, faremos a compensação previdenciária na segunda. Dessa forma, todos os servidores terão sua bonificação sem o desconto, sem perda alguma”, explica Fabrício Marques.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Guedes, recordou que, desde o início, o governador Renan Filho esteve preocupado com a discussão do rateio para poder estender o benefício a outros profissionais da educação, além do magistério.
“O governador, junto com os técnicos das áreas administrativa e jurídica de várias secretarias, conseguiu fazer as adequações necessárias para possibilitar isso. Esse pagamento, ainda em janeiro, como folha suplementar, é essencial para garantir um reforço financeiro a todos os servidores da educação, principalmente após um ano tão difícil. Isso evidencia ainda mais o esforço conjunto do Estado, que antecipou o 13º e a folha salarial de janeiro, garantindo ainda a constância da economia local”, avaliou Guedes.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
