Ex-câmera do 'Domingão do Faustão' morre após complicações da Covid-19

Ivalino Raimundo da Silva, o Gaúcho, era conhecido por "não sorrir nunca" com as brincadeiras constantes de Fausto Silva durante a atração dominical

Por da redação com Quem 04/01/2021 20h08
Por da redação com Quem 04/01/2021 20h08
Ex-câmera do 'Domingão do Faustão' morre após complicações da Covid-19
Gaúcho integrou equipe de câmeras do Faustão de 1989 a 1996 - Foto: Acervo pessoal)

O operador de câmera Ivalino Raimundo da Silva, conhecido como Gaúcho, que integrou a equipe do Domingão do Faustão entre 1989 a 1996 morreu no dia 28 de dezembro, aos 81 anos, após complicações do novo coronavírus. Gaúcho ganhou destaque no programa por "não sorrir" nunca com as brincadeiras constantes de Fausto Silva na atração. A informação foi confirmada à Quem por Ruth Gomes Pereira, viúva do cinegrafista, nesta segunda-feira (4).


Segundo Dona Ruth, Gaúcho, que sofria da doença de Parkinson, foi internado após apresentar problemas pulmonares na véspera de Natal no Hospital Geral do Ingá, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Mas, no dia 28, ele teve duas paradas cardíacas e não resistiu. Além da mulher, ele deixa 4 filhos, 4 netos e 1 bisneto.


"Ele vinha sofrendo de Parkinson há 24 anos, desde que saiu da TV Globo, em 1996. Apesar de ser uma doença progressiva, ele levava uma vida normal. Mas no final de 2019 ele teve um problema pulmonar e foi internado. A partir dessa internação, ele ficou debilitado e, desde então, tinha o tratamento de home care", conta a viúva, destacando que ele precisou ficar acamado.


"Ele não tinha mais nenhum problema clínico. Ficou com a fala prejudicada e acabou ficando com mais sono, falando pouco. Mas tinha fono, fisioterapeuta, uma alimentação especial. A grande dúvida é sobre como ele pegou Covid. Porque seguíamos todos os protocolos, o uso de máscara, álcool gel, isolamento. Ele foi para o hospital porque apresentou um problema no pulmão. Lá, o primeiro teste para Covid deu negativo, já o segundo positivou. Aí o problema pulmonar se agravou e a médica entrou com azitromicina, que é a medicação usada para o novo coronavírus", explica.


Dona Ruth contou que Gaúcho não reclamou de dor nem teve febre. "Ele já foi internado direto no CTI de Covid. Ele morreu sem a gente poder vê-lo, morreu sozinho. Não chegou a ser intubado, só fez ventilação não-invasiva, mas não resistiu a duas paradas cardíacas. Nós estávamos juntos há 31 anos. Ele era viúvo e os quatro filhos dele me adotaram como mãe. Antes de ele ficar acamado, nós viajávamos, saíamos muito", afirma ela, contando que nesta segunda (4) seria realizada uma missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida para Gaúcho. "Ele era devoto de Nossa Senhora Aparecida", justifica a viúva.


Segundo Dona Ruth, Gaúcho, que tinha esse apelido por ser do Rio Grande do Sul, trabalhou em todas as emissoras do Rio, como TV Tupi e TV Rio, além da Globo. "Ele tem uma história muito rica na televisão, trabalhou com Chacrinha por muitos anos, tem até foto dos dois aqui em casa. Ele foi premiado como câmera. Agora se vai uma etapa de vida, mas ficam todas essas lembranças", lamenta, garantindo que o marido não era mal-humorado: "Ele era uma pessoa doce e alegre. Mas criou aquele personagem para o Faustão porque não queria uma interferência, ele era tímido, queria ficar quieto. E o Faustão cresceu na brincadeira. A relação deles era boa. O Gaúcho só não tolerava aparecer".