Situação do meia Alex Apolinário que sofreu mal súbito em Portugal ainda é grave

Por Redação com Globo Esporte 04/01/2021 15h03 - Atualizado em 04/01/2021 16h04
Por Redação com Globo Esporte 04/01/2021 15h03 Atualizado em 04/01/2021 16h04
Situação do meia Alex Apolinário que sofreu mal súbito em Portugal ainda é grave
Meia Alex Apolinário sofreu uma parada cardiorrespiratória durante partida - Foto: Getty Images

O meia Alex Apolinário, do Alverca, que sofreu uma parada cardiorrespiratória neste domingo, encontra-se entubado e estabilizado nesta segunda-feira, no Hospital de Vila Franca de Xira, em Portugal. Ligado ao clube do atleta, Bruno Vicintin, acompanhou de perto o episódio e fez um relato sobre o ocorrido. A situação do jogador brasileiro ainda é delicada.


- Foi uma comoção geral, com todos aplaudindo e chorando de emoção. Eu já tinha lido sobre casos assim de mal súbito, mas ver ao vivo com alguém tão próximo é inexplicável, é aterrorizante. Chorei abraçado com meu filho na arquibancada achando que tínhamos perdido ele. Agora, nos resta orar, dar apoio à família e torcer para que ele se recupere o mais rápido possível. Continuo em corrente de oração, já que as próximas horas são chaves - declarou o empresário nas redes sociais.


Alex sofreu a parada cardiorrespiratória durante o jogo do Alverca contra o Almeirim, válido pela terceira divisão do Campeonato Português. O brasileiro precisou ser atendido com o uso de desfibrilador e, depois de ter a situação estabilizada, foi encaminhado ao hospital para continuar com a recuperação.


Companheiros de Alex no Alverca publicaram mensagens de apoio. Em sua conta no Facebook, o meia Luís Pinto desejou rápida recuperação ao colega. O zagueiro João Freitas também deixou um recado carinhoso, ao publicar uma foto de um abraço durante a comemoração de um gol.


- Quero voltar a abraçar-te assim. Tenho muita esperança na tua recuperação porque hoje te agarraste à vida e lutaste por ela com a força de um guerreiro! Admiro-te por muitas coisas, mas acima de tudo, pelo bom homem que és. Puro e humilde! Estamos à tua espera... a nossa e a tua família. As minhas energias estão contigo. Força, meu menino - disse João Freitas.


O presidente do clube, Fernando Orge, também enviou uma mensagem de esperança ao jogador e também agradeceu aos médicos do clube que atenderam o atleta no domingo.


- Quando o futebol deixa de ter importância... Alex, vais vencer este desafio, o desafio da tua vida, estamos todos, mas mesmo todos, a puxar por ti com uma força enorme de esperança e muita fé - declarou o presidente do Alverca nas redes sociais.


O Alverca contava com um desfibrilador no banco de reservas e o equipamento médico foi usado para tentar reanimar Alex no gramado e também dentro da ambulância que o levou até o Hospital de Vila Franca de Xira, onde ele se encontra no momento. O meia brasileiro é pai de dois filhos e só tem a esposa como família no exterior.


Alex Apolinário tem 24 anos e joga no Alverca desde o início de 2019, quando saiu do Cruzeiro. Ele ganhou notoriedade em Portugal ao marcar um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o Sporting de Lisboa, na temporada passada, que eliminou o clube de maior expressão da Taça de Portugal. Ele tem passagens pelas categorias de base e do Botafogo-SP, Cruzeiro e Athletico-PR.