Secretário municipal em Maceió, Enio Bolivar, avalia trabalho a frente da Semscs

Com o fim da gestão, o secretário fala sobre conquistas e adversidades à frente da pasta

Por da redação com assessoria 30/12/2020 20h08 - Atualizado em 30/12/2020 20h08
Por da redação com assessoria 30/12/2020 20h08 Atualizado em 30/12/2020 20h08
Secretário municipal em Maceió, Enio Bolivar, avalia trabalho a frente da Semscs
Secretário, Enio Bolivar - Foto: Assessoria

O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, falou sobre os trabalhos à frente da pasta, que agrega os serviços de convívio urbano e a proteção e guarda do patrimônio público. Foram quase dois anos de gestão, e em boa parte desse período, a Secretaria coordenou uma força-tarefa na capital alagoana para combater a pandemia do novo corona vírus que atingiu o mundo.

O ordenamento urbano é um dos grandes desafios na organização da vida em sociedade e ele nos conta que, ao assumir a liderança da Secretaria, em fevereiro do ano passado, encarou o desafio de ordenar dois pontos nevrálgicos: o Centro da cidade e a orla marítima. "O centro de Maceió estava tomado por feirantes precisava haver um ordenamento. De forma pacífica e sem nenhum tipo de enfretamento, conseguimos realocar esses feirantes de forma que pudessem manter seu trabalho, e devolvemos a mobilidade para as pessoas transitarem na região e os lojistas também conseguirem desenvolver suas atividades. Nossa orla também estava desordenada e a nossa equipe conseguiu implementar esse ordenamento e trazer mais segurança e conforto", afirma Bolivar.

Internamente, a gestão também foi realizado um trabalho para acompanhar as necessidades de renovação dos EPIs e implantação de conquistas e protocolos que visavam dar segurança e viabilizar o trabalho dos servidores. "Priorizamos trazer tecnologia e equipamentos, tanto para a Guarda Municipal, quanto para a Fiscalização de Posturas. Compramos novos coletes balísticos, pois estavam vencidos. Entregamos o porte de armas para alguns guardas e recebemos a doação de armamento para a Guarda. A implantação dos rádios de comunicação digital foi um grande avanço e hoje a Guarda se comunica em toda Maceió de forma rápida clara", esclarece. Os setores de licenciamento e fiscalização também receberam reforço quando foram conduzidos técnicos para as coordenações, além da aquisição de equipamentos de identificação e proteção individual dos fiscais.

A verba de uniforme para os guardas municipais e a implantação do Serviço Indenizado de Adesão Voluntária (SIAV) entram para a lista de conquistas. "É um avanço sem precedentes para a Guarda Municipal de Maceió e o servidor pode trabalhar em sua folga a favor do município, fardado, seguro e sendo remunerado", ressalta. Esse ano, a pandemia do novo corona vírus pegou o mundo de surpresa e a Semscs foi a responsável por coordenar uma força-tarefa de fiscalização até que a capital alagoana passasse para a fase laranja do plano de distanciamento social controlado. A equipe foi integrada por órgãos municipais e estaduais e atuou, todos os dias incansavelmente. Durante aquele período, que foi de 21 de março a 19 de julho, mais de 300 operações foram realizadas, 1.477 denúncias foram registradas pelo disque-denúncia da Semscs, 454 estabelecimentos fechados por descumprimento aos decretos governamentais. Além disso, cerca de 580 orientações foram realizadas em estabelecimentos comerciais e 200 orientações em vias públicas.

O secretário afirma que, de imediato foram adquiridas máscaras, álcool em gel e luvas. E a logística foi sendo adaptada para que tivéssemos e não faltasse o equipamento de proteção para o servidor. "Fizemos parcerias com outros órgãos para realizar e desinfecções nos prédios e nas viaturas. Desinfecção das viaturas e parceria com a PM para a realização de exames. Em 2020, tivemos que nos reinventar, mudar o planejamento feito e assumir essa missão de, em parceria com outros órgãos, combater a proliferação da Covid-19. Além de orientar a população e fazer cumprir os decretos governamentais, a segurança dos nossos servidores foi uma preocupação, afinal, estivemos na linha de frente. Foi um trabalho desafiador e inédito", revela.

Bolivar lembra que o ordenamento urbano é um dos instrumentos para enfrentar as transformações sociais, políticas e econômicas da sociedade. "Respaldados por políticas públicas de mobilidade urbana, os cidadãos também devem contribuir com a urbanidade de seu meio, a fim de proporcionar uma vida melhor para si e para aqueles que estão no entorno. Quanto à equipe de trabalho, deixo meus agradecimentos a cada servidor e servidora da Semscs, seja qual for a função que desempenhe, pois todos têm colaborado e oferecido o seu melhor, mesmo nesse período tão atípico por causa da pandemia. E desejo a todos um ano de 2021 com muita saúde, paz e felicidade", conclui.