Treinamentos reforçam atuação do HE do Agreste no atendimento humanizado

Por Assessoria 29/12/2020 16h04 - Atualizado em 29/12/2020 16h04
Por Assessoria 29/12/2020 16h04 Atualizado em 29/12/2020 16h04
Treinamentos reforçam atuação do HE do Agreste no atendimento humanizado
HE do Agreste - Foto: Assessoria

O compromisso com a atualização profissional e a criação de novos protocolos médicos reforçam a atuação do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, na tomada de decisões para o atendimento cada vez mais humanizado à população. 

De janeiro até dezembro deste ano, o hospital, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), já realizou 31 cursos e treinamentos de formação para os profissionais de saúde.
As formações continuadas também se estenderam para outras unidades de saúde, a exemplo de parcerias com o Hospital Djacy Barbosa, Hospital de Campanha de Girau do Ponciano e 3º Batalhão da Polícia Militar de Arapiraca. 

Segundo revela o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do HE do Agreste, enfermeiro Jean Marinho, até a primeira quinzena deste mês de dezembro, o hospital já promoveu a atualização profissional para 960 servidores, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais de saúde, bem como funcionários de empresas terceirizadas em cursos na área de biossegurança. 

Jean Marinho explica que os treinamentos fazem parte do cotidiano do hospital, mas foram intensificados com a abertura dos leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a chegada de novos profissionais para o atendimento a pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19).

Referência

O HE do Agreste é referência no interior de Alagoas para o atendimento às vítimas de traumas de média e alta complexidade, incluindo acidentes no trânsito e vários tipos de agressões físicas, entre outros casos. 

Com a pandemia da Covid-19, o hospital montou uma nova estrutura, através do apoio da Sesau. São duas áreas específicas de internação para o tratamento de pessoas com a doença, obedecendo as diretrizes preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS).
Ainda de acordo com Jean Marinho, também foram promovidas ações educativas com os familiares e acompanhantes de pacientes sobre a importante do uso de máscaras, uso de álcool em gel, entre outros cuidados na prevenção da doença. 

O coordenador do NEP ressalta o apoio da gerente-geral do HE do Agreste, Bárbara Albuquerque, com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na efetiva realização dos cursos e treinamentos. 

Além das formações presenciais, o hospital adotou treinamentos virtuais, na forma EAD, com a utilização de manequins e equipamentos para atualizações profissionais acerca da intubação de sequência rápida, oxigenoterapia, paramentação e desparamentação para evitar a contaminação na retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e cursos voltados para a área da biossegurança e gerenciamento do estresse. 

“Com a participação das equipes, criamos novos protocolos com os serviços em andamento, e o papel da educação é fundamental nesse atual momento”, salienta Jean Marinho, citando o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). 

O coordenador do NEP adianta que a equipe já está concluindo todo o planejamento de ações e treinamentos para o ano de 2021. 

“A pandemia da Covid-19 pegou toda comunidade científica de surpresa. Os protocolos tiveram de ser ajustados à nova realidade. Mas, agora, com os conhecimentos adquiridos no dia a dia são fundamentais para o planejamento das novas ações”, completou.