Em arbitral, clubes definem nova fórmula para o Carioca 2021 com turno único em pontos corridos

Em encontro presencial, dirigentes realizam mudanças. Fase preliminar começa dia 16 de janeiro

Por da redação com GE 28/12/2020 18h06
Por da redação com GE 28/12/2020 18h06
Em arbitral, clubes definem nova fórmula para o Carioca 2021 com turno único em pontos corridos
Marcelo Viana, diretor da Ferj, Rubens Lopes, presidente, e Martinelli, vice-presidente, na reunião arbitral - Foto: FERJ

Em reunião presencial, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, nesta tarde de segunda-feira, os clubes decidiram mudanças na fórmula do Campeonato Carioca de 2021 - que também é válida para a edição de 2022 do estadual.

Serão 12 participantes na fase principal. Serão 11 rodadas com todos se enfrentando - sistema de pontos corridos, com os quatro primeiros classificados fazendo semifinais e depois finais - em duas partidas cada - para a disputa do título de campeão carioca de 2021.

O campeão da Taça Guanabara vai ser o time que somar mais pontos nas 11 rodadas iniciais - a Taça Rio fica numa disputa à parte entre os que ficarem de 5º ao 8º lugar.

A fórmula foi aprovada por unanimidade entre os clubes presentes na reunião.

A fase preliminar começa no dia 16 de janeiro e vai até 25 de fevereiro. Seis equipes participam desta etapa - Cabofriense, Friburguense, Americano, America e os dois classificados no B1, no fim deste ano, o campeão Nova Iguaçu e o vice Sampaio Correa. Apenas um time se classifica para a fase principal do Carioca 2021.

A Ferj contratou consultoria de Marcelo Campos Pinto, ex-executivo de esportes da TV Globo, que fez reuniões com os dirigentes nas últimas semanas.

Representante da Lusa com Covid-19


A reunião teve alguns desfalques. O presidente do Madureira, Elias Duba, que é do grupo de risco, não foi e deixou o presidente do Volta Redonda, Flavio Horta, como representante.

A Ferj fez exames de Covid-19 na porta para evitar a entrada de pessoas com suspeita ou diagnosticadas com o vírus. O vice-presidente da Portuguesa, João Rego, deu positivo e não entrou. O presidente da Lusa da Ilha, Marcelo Barros, está em fim de quarentena e também não foi.