Lewandowski é eleito melhor do mundo e desbanca Messi e CR7
Os jogadores foram avaliados por seus desempenhos entre julho de 2019 e outubro de 2020
O polonês Robert Lewandowski foi eleito, na tarde de hoje, o melhor jogador do mundo no evento The Best, da Fifa.
Aos 32 anos, o atacante do Bayern de Munique foi o mais votado e desbancou a dupla Messi e Cristiano Ronaldo, que venceram 11 das 12 edições anteriores. Foi a primeira vez que o polonês faturou o prêmio.
Os jogadores foram avaliados por seus desempenhos entre julho de 2019 e outubro de 2020. Vencedor da Liga dos Campeões em cima do PSG de Neymar, Lewandowski já havia recebido o prêmio de melhor jogador da Uefa nesta temporada. Ele foi o artilheiro da última edição da Champions, com 15 gols.
A votação que determinou o campeão foi composta por escolhas de jornalistas, treinadores e capitães das seleções nacionais e torcedores - os últimos puderam escolher os favoritos no site oficial da Fifa.
Além do trio, outros oito jogadores estiveram entre os candidatos, mas ficaram fora do top 3: Thiago Alcântara, Kevin De Bruyne, Sadio Mané, Kylian Mbappé, Neymar, Sergio Ramos, Mohamed Salah e Van Dijk.
O Brasil, mesmo sem vencer o prêmio desde 2007, lidera entre os países com mais eleitos: são oito troféus. Carregados por Messi e Cristiano Ronaldo, Argentina e Portugal aparecem logo atrás.
No momento da premiação, Lewandowski foi surpreendido pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, que entregou o troféu em mãos ao jogador. Foi a única exceção ao longo de toda a cerimônia, realizada virtualmente por conta da pandemia do coronavírus.
Lewandowski é o primeiro polonês a ser eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa. O Brasil lidera, com oito prêmios, o último em 2007 (três de Ronaldo, dois de Ronaldinho Gaúcho, um de Romario, um de Rivaldo e um de Kaká). A Argentina soma seis, todos com Messi. Portugal tem seis, cinco com Cristiano Ronaldo e um com Luís Figo.
A França vem em seguida, com três prêmios, todos com Zinedine Zidane. A Itália soma dois: Roberto Baggio e Fabio Cannavaro. Holanda, Libéria, Alemanha, Croácia, como a Polônia, somam um prêmio. Os vencedores são Marco van Basten, George Weah, Lothar Matthäus e Luka Modric, respectivamente.
Surgido em 1991, a premiação chegou a se unir à da revista francesa France Football, criadora da Bola de Ouro em 1956. Isso aconteceu entre 2010 e 2015. A partir de 2016, a entidade máxima do futebol voltou a definir sozinha o melhor do mundo. A France Football decidiu cancelar a edição desse ano. Segundo os franceses, a pandemia do novo coronavírus e a interrupção dos campeonatos afetaram a legitimidade do prêmio.
Últimas Notícias
Bolsonaro apresenta nove exames ao STF para tentar manter prisão domiciliar
Banco Master: dois presos em operação da Polícia Federal são soltos
Secretaria de Assistência Social de Penedo ultrapassa a marca de 2.400 pessoas qualificadas em dois anos
Polícia investiga se morte de homem encontrado em Ipioca teve motivação por vingança
Davi Davino Filho intensifica articulação para consolidar aliança com JHC em 2026
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Junqueiro recebe governador para inaugurações
Em Arapiraca, Alfredo Gaspar fala sobre desdobramentos da CPMI do INSS

