Sebrae e Senar assinam convênio para desenvolver a fruticultura e horticultura em Alagoas
Programa Agronordeste Alagoas vai beneficiar cerca de 210 pequenos negócios formalizados em várias regiões do estado
Para contribuir com o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas da fruticultura e horticultura no estado, o Sebrae Alagoas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Alagoas) assinaram um convênio para dar início ao Programa Agronordeste Alagoas. Com a duração de 27 meses e com ações já iniciadas em 2020, a iniciativa vai capacitar pequenos negócios, agroindústrias, cooperativas e empreendimentos rurais e urbanos com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano.
O Programa Agronordeste Alagoas deverá beneficiar com capacitações técnicas e gerenciais, além de ações de formação profissional rural, cerca de 210 pequenos negócios (formalizados com: DAP, NIRF, RGP, SICAB ou CNPJ), agroindústrias (com CNPJ ou em processo de formalização), cooperativas de produção e empreendimentos rurais e urbanos pertencentes às cadeias produtivas priorizadas nos municípios Arapiraca, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas e Mar Vermelho.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Vânia Britto, destaca que o programa ainda pretende produzir e disseminar inteligência estratégica para tomada de decisão com base em potencial de produção, produtos, mercado, agroindústrias e tendências de consumo. Outro ponto importante é estimular o empreendedorismo em todos os elos das cadeias envolvidas nos pequenos negócios da agricultura.
“A proposta é trabalhar não somente as propriedades rurais, mas os importantes elos das cadeias de valor, como as pequenas empresas de beneficiamento, transformação, insumos e agregação de valor da produção rural como pequenas empresas que vendem e compram essa produção, como bares, restaurantes, mercados, lojas especializadas e empresas de serviços. O eixo norteador dessa integração será definido por meio de estratégias de mercado e ferramentas de inovação, competitividade e sustentabilidade”, pontua.
Resultados Esperados
O Programa Agronordeste Alagoas espera capacitar 1.530 produtores em 85 ações de Formação Profissional Rural visando agregação de valor e inserção nas compras governamentais e/ou no mercado privado e ainda realizar em parceria com as comunidades locais, capacitação sobre a construção de barragem subterrânea, bem como construir 10 barragens subterrâneas; Outros 225 produtores serão capacitados com a metodologia do Programa Negócio Certo Rural (podendo cada produtor ter 1 acompanhante).
Os cursos serão realizados com turmas reduzidas e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19 preconizados pelas autoridades públicas de saúde.
Entre as metas do programa, estão: Aumentar em 10% a lucratividade total do grupo de empresas atendidas até o dia 31/12/2022; aumentar em 10% a participação de pequenos negócios nas compras governamentais de Alagoas; ter 30% das micro e pequenas empresas com produtos, serviços ou processos novos ou aperfeiçoados; e aumentar em 10% a produtividade dos empreendimentos rurais
Últimas Notícias
Homem morre afogado no Pontal do Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Identificados homens assassinados na Orla de Pilar, após tiroteio na madrugada de hoje
Papa pede paz entre nações “ensanguentadas por conflitos e miséria"
Raylla Valentina é a primeira criança de 2026 a nascer na rede estadual de saúde de Alagoas

