Presidente do SINDACS-AL participa de lançamento do programa “Saúde Com Agente” em Brasília
Fernando Cândido esteve no Palácio do Planalto na terça-feira (08)
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Fernando Cândido, participou da cerimônia de lançamento do programa “Saúde Com Agente”, uma estratégia proposta pelo Ministério da Saúde (MS) que inclui a formação técnica dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (08), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) e teve participação do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e do ministro da saúde, Eduardo Pazuello.
A proposta é que a capacitação seja realizada 50% de forma presencial e 50% à distância, com início previsto para março de 2021. “A realização desse curso é uma reivindicação antiga da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (FENASCE), da qual eu sou secretário de organização”, afirmou Fernando Cândido que, entre outros diretores, também representou a entidade durante a cerimônia.
Para o presidente do SINDACS-AL, é fundamental promover a valorização da categoria por meio de programas de qualificação técnica. “É dever do Estado prover o acesso à formação profissionalizante dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias para o fortalecimento das ações de promoção da saúde, mobilização social, educação popular e vigilância em saúde. Precisamos fortalecê-los enquanto categoria profissional, qualificar a sua atuação e potencializar o seu papel no processo de transformação do modelo de atenção à saúde”, explicou.
De acordo com Fernando Cândido, sua viagem à Capital Federal também será a oportunidade para cumprir com uma agenda voltada aos interesses dos ACS e ACE. Entre as ações, ele e outros líderes pretendem cobrar celeridade na tramitação do Projeto de Lei que permite o acúmulo de dois cargos públicos pelos agentes. O documento está tramitando na Câmara e ainda precisa ter o relatório final aprovado na Comissão de Constituição e Justiça para ser encaminhado ao Senado.
Últimas Notícias
Homem morre afogado no Pontal do Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Identificados homens assassinados na Orla de Pilar, após tiroteio na madrugada de hoje
Papa pede paz entre nações “ensanguentadas por conflitos e miséria"
Raylla Valentina é a primeira criança de 2026 a nascer na rede estadual de saúde de Alagoas

