MEC irá revogar portaria que determina retorno às aulas presenciais em Janeiro

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou no começo da tarde desta quarta-feira, 02, que pretende revogar a portaria que determina o retorno às aulas presenciais em instituições de ensino superior, em janeiro de 2021. As informações são da CNN Brasil.
A decisão do Ministro ocorreu após críticas de universidades, algumas afirmando se recusar a voltar às aulas presenciais em momento de pandemia de coronavírus, ainda mais com os índices da doença subindo no Brasil.
"Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento", afirmou o ministro Milton Ribeiro completando que o Ministério deverá liberar o retorno presencial das aulas quando as universidades estiverem confiantes de que as aulas podem ocorrer em segurança.
Pela manhã, a Universidade Federal de Alagoa (UFAL) afirmou que recebeu com surpresa a portaria de retorno às aulas do MEC. "O tema será objeto de discussão nas instâncias acadêmicas e na gestão, bem como será levado à Andifes", afirmou a nota da Ufal. Já no começo da tarde, a Ufal tomou conhecimento da entrevista do Ministro, afirmando que irá revogar a portaria, e irá emitir nota até o fim do dia.
Veja a nota da Ufal
Nota da Universidade Federal de Alagoas sobre a Portaria do MEC*
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) recebeu com surpresa e muita preocupação a Portaria 1030/2020/MEC, de 1º de dezembro de 2020, que trata do retorno às aulas presenciais.
A UFAL tem Comissões instituídas pelo Conselho Universitário (CONSUNI), que estão ativas e provendo subsídios para as decisões sobre como conduzir as atividades acadêmicas em tempos de pandemia, seja pela forma não presencial seja pela forma presencial.
Na UFAL, está em curso o Período Letivo Excepcional (PLE), que ocorre de forma não presencial e com uso de ambientes virtuais de aprendizagem, aprovado pelo CONSUNI. O PLE contou com excelente adesão de toda Comunidade Universitária e será mantida a conclusão até o final do mês de janeiro de 2021.
A UFAL ressalta que toda e qualquer decisão sobre a continuidade das aulas de forma não presencial ou o retorno de aulas de forma híbrida e/ou presencial será tomada pelo CONSUNI, após ouvir as suas Comissões constituídas e após analisar todos os critérios acadêmicos e administrativos necessários para o bom aproveitamento dos estudos e também seguindo os preceitos de biossegurança que garantam a preservação da saúde e da vida de toda comunidade.
Importante salientar que as decisões acadêmicas porventura tomadas pela UFAL são lastreadas na Autonomia Didático-científica garantida pela Constituição Federal de 05.10.1988, em seu Art. 207.
A UFAL aguardará o posicionamento do Pleno da ANDIFES e trará o tema para debate no CONSUNI, como tem feito desde o início da pandemia.
A despeito de o MEC ter retroagido com relação ao retorno de aulas presencias, a Universidade Federal de Alagoas reforça que ficam mantidas as validades de todas as resoluções tomadas pelo CONSUNI, até que haja reposicionamento deste órgão.
Últimas Notícias

ASA vence o Sergipe fora de casa e mantém liderança na Série D

'Não tenho contato, mas nenhum ressentimento', afirma Temer sobre Lula e Dilma

Comentarista da ESPN viraliza ao prever nome do novo papa dez dias antes do anúncio

Dólar fecha a R$ 5,65 com negociações entre China e EUA no radar; Ibovespa acumula alta

Grave acidente deixa duas pessoas feridas após colisão com árvore no litoral Sul de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

3º Festival do Camarão em Arapiraca
