Record enfrenta surto de Covid-19 e demite funcionários afastados

Por Na Telinha 02/12/2020 11h11 - Atualizado em 02/12/2020 11h11
Por Na Telinha 02/12/2020 11h11 Atualizado em 02/12/2020 11h11
Record enfrenta surto de Covid-19 e demite funcionários afastados
Record TV - Foto: Reprodução

A Record está vivendo um surto de casos de Covid-19 nas últimas semanas. Por causa de diversos testes positivos para o novo coronavírus, mais de 40 profissionais estão afastados do trabalho na sede da emissora paulista. Mesmo com a equipe reduzida ao máximo, a Record decidiu ir além: dispensou contratados ainda que com esse aumento de casos, alguns deles em quarentena, para reduzir custos de produção.


Segundo apurou o NaTelinha, neste momento, o jornalismo tem diversos profissionais sem trabalhar, a maioria deles de bastidores, em funções como produção e edição. Um deles é o repórter Michael Keller, do Domingo Espetacular, que foi contraído pela Covid-19. Outro nome conhecido que está afastado é Grace Abdou, que atua no Cidade Alerta. Eles só vão retornar ao trabalho quando testarem negativo no exame PCR.


Por essa escalada, a Record tentou tomar algumas medidas. Depois de promover o retorno de nomes como Celso Freitas e Marcos Hummel, que fazem parte do grupo de risco, os âncoras voltaram para casa e só irão novamente para a TV após a situação acalmar novamente - ou se a vacina for aprovada pelo Governo Federal. Outra medida foi pedir para que repórteres voltem para suas moradias assim que finalizarem seus trabalhos na rua, sem ir para a redação.


Ao todo, são mais de 40 profissionais afastados. Por causa disso, a equipe esportiva da casa segue toda emprestada para o jornalismo geral, e sem previsão de volta aos trabalhos normais. Equipes em carros também estão redobrando o cuidado, e passaram a ter uma capacidade reduzida quando vão a rua.


Mesmo com a situação calamitosa, a Record está demitindo profissionais. A reportagem soube que, só na semana passada, foram nove contratados desligados e que estavam afastados, todos eles cinegrafistas e que fazem parte do grupo de risco. Antes, foram cinco maquiadores na mesma situação dispensados.


Figurinistas e camareiras, que também estavam de licença por causa da pandemia, também foram mandados embora. Do vídeo, nos últimos tempos, a jornalista Cláudia Reis, que foi apresentadora do Esporte Fantástico e estava no jornalismo geral desde o início do ano, foi demitida.


Internamente, o clima é pesado, pois a interpretação é que todos os dispensados não tinham culpa de ter problemas e serem mais sensíveis ao novo coronavírus. A tendência é que a Record siga fazendo demissões, aos poucos, de pessoas afastadas por não conseguir manter o quadro em alta pela redução de investimentos publicitários.