Unicef lança podcast sobre cultura afro-brasileira para crianças
Episódios estão disponíveis gratuitamente no YouTube, Spotify e no site da organização

Lançado na última semana pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o podcast “Deixa que eu conto” aborda conteúdos didáticos sobre a história e cultura afro-brasileira. Livre para todos os públicos, os programa tem como foco principal alunos do ensino infantil e do fundamental (3 a 8 anos) e professores.
Os episódios podem ser escutados de forma gratuita através do YouTube, no Spotify e no próprio site da agência da ONU. Também está autorizada pelo Unicef a reprodução pelas emissoras de rádio, sejam públicas, comerciais ou comunitárias.
A previsão é de que sejam publicados até o final do ano cerca de 50 episódios que trarão histórias, músicas e brincadeiras para que as crianças conheçam e possam ampliar seus repertórios incluindo conhecimento sobre a cultura afro-brasileira e africana. Até então estão disponíveis episódios como: “O que é um quilombo”, “Realezas africanas”, “Quibungo”, “A criação do mundo e som da kalimba” e muitos outros.
Para a oficial de educação do Unicef, Julia Ribeiro, a educação pode contribuir para diminuir o racismo e fortalecer identidades. A audição de histórias sobre a cultura afro-brasileira “é uma oportunidade para as crianças negras se sentirem representadas e também para as crianças não negras verem seus colegas ocupando esse espaço.”
Os temas de cada episódio do programa dos podcasts estão previstos nas Diretrizes Nacionais da Educação Infantil e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil. Todo material “oportuniza o contato com outras narrativas não euro-centradas”, defende a educadora Mafuane Oliveira, uma das cinco roteiristas responsáveis pelo programa a respeito da cultura afro-brasileira.
Além dos episódios sobre a cultura afro-brasileira, o Unicef produziu 96 programas voltados à alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental e deverá finalizar ainda este ano 48 episódios sobre a cultura amazônica e os saberes da região, com histórias de indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Últimas Notícias

Simone Mendes ganha galinha de presente durante show no São João de Campina Grande e adota animal no palco

Morre a primeira presidente mulher da Nicarágua, Violeta Chamorro

Número de mortos em queda de avião na Índia sobe para 279

OPLIT prende suspeito de estupro de vulnerável no Vergel do Lago

Trabalhador morre após cair de altura em acidente industrial em São José da Laje
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Hotel Maria Araújo chega em Arapiraca e oferece novo conceito em hospedagem
