Notícia falsa sobre eleições gera confusão e protestos em Marechal Deodoro

Por Redação 17/11/2020 16h04
Por Redação 17/11/2020 16h04
Notícia falsa sobre eleições gera confusão e protestos em Marechal Deodoro
Protesto em Marechal - Foto: Reprodução de vídeo

Uma fake News envolvendo o resultado das eleições em Marechal Deodoro gerou uma confusão e diversos protestos pela cidade.

O protesto foi realizado por eleitores do candidato derrotado, Júnior Dâmaso (PTB). Eles afirmavam que houve fraude. Dâmaso perdeu por apenas 21 votos para o atual prefeito Cacau (MDB) que foi reeleito na cidade, com 50,4%.

Segundo nota da juíza Fabíola Melo Feijão, da 26ª Zona, "toda a organização, logística e conclusão da eleição municipal ocorreu dentro das regras e com o devido acompanhamento da assessoria jurídica e de fiscais de candidatos, partidos e coligações".

A juíza ressaltou que a demora na divulgação dos resultados ocorreu devido a concentração, por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos números do Brasil inteiro. Além disso, ocorreu problema na extração das mídias de 22 urnas, que precisaram ser retiradas no cartório eleitoral.

Além disso, a juíza destacou que apesar do resultado do TSE ter atrasado, todos os Boletins de Urnas foram disponibilizados ao final da votação para a conferência dos interessados. Mostrando que não houve espaço para nenhuma dúvida sobre o processo de apuração na 26ª Zona Eleitoral.

A magistrada encaminhou vídeos e fotos de manifestações, com as falsas acusações, ao Núcleo de Combate à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).