Entenda quem entra e quem sai da Câmara de Arapiraca caso candidaturas do MDB sejam aceitas pela justiça

Por Redação 16/11/2020 08h08 - Atualizado em 16/11/2020 09h09
Por Redação 16/11/2020 08h08 Atualizado em 16/11/2020 09h09
Entenda quem entra e quem sai da Câmara de Arapiraca caso candidaturas do MDB sejam aceitas pela justiça
Plenário da Câmara de Arapiraca - Foto: Assessoria

Com ATA de convenção em análise judicial, vereadores do MDB obtiveram boa contagem de votos, mas não entraram na lista dos candidatos eleitos para compor as 19 vagas na Câmara de Arapiraca. Por isso, ainda há uma grande possibilidade do cenário do legislativo municipal da Capital do Agreste sofrer grandes mudanças.

Segundo cálculos do matemático e gerente do Banco do Nordeste em Arapiraca, Vagner Valentim, caso o TSE ou STF valide a ATA da convenção do MBD de Arapiraca, cinco candidatos do MDB assumem vaga na Câmara Municipal. São eles: Rogério Nezinho (4.908 votos) ,Fábio Henrique (3.312 votos). ,Leo Sartunino (2.770 votos), Drª. Fany (1.690 votos) e Márcio Canaã (1.468 votos).

Ainda diante do cenário de aceitação das candidatura do MDB, os vereadores: Emanoel (Avante)- 1.004 votos, Gustavo Temoteo (Patriota) - 1.237 votos, Fabinho Tenório (PP) - 1.820 votos, Aurélia Fernandes (PSDB) - 2.034 votos, e Dorge do Queijo (Republicano) - 1.363 votos, perdem a vaga na Câmara.

Para garantir a vaga na Câmara, com o deferimento das candidaturas do MDB, Dorge do Queijo precisaria de apenas mais 09 votos; Fabinho Tenório precisaria de mais 758 votos; e Aurélia Fernandes precisaria de mais 221.

Ainda segundo o cálculo de apuração eleitoral, elaborado por Vagner Valentim, independente do cenário político, com ou sem o deferimento de candidatura do MDB, os candidatos Vicente do Remédio (PSL) - 726 votos, e Zé Carlinhos (PSC) -908 votos, estão com vaga garantida na Câmara Municipal de Arapiraca.

Com o mesmo cenário de validação de ATA do MDB, o partido do governador de Alagoas, poderia conquistar uma sexta cadeira na Câmara, se conquistasse mais 513 votos. O Avante também poderia garantir mais uma vaga no Legislativo se obtivesse mais 606 votos.

De acordo com o matemático Vagner Valentim, o cálculo de analise do cenário eleitoral é realizado a partir do Sistema de apuração da justiça eleitoral, que avalia a quantidade de votos válidos obtidos pelos partidos, tendo os votos nominais e o voto por legenda, que é o voto do partido. "Caso os votos do MDB sejam considerados válidos, haverá uma acréscimo de 20.906 votos, que ontem foram retirados da contagem de votos válidos. Por isso, houve redução no quociente eleitoral, fazendo com que partidos como o PSC e PSL conseguissem compor vaga na Câmara municipal em 2021", explicou.

"Para fazer o cálculo é preciso somar todos os votos válidos. Vamos supor que os votos do MDB sejam válidos, daria 102 mil votos válidos em Arapiraca, isso daria um quociente eleitoral por volta de 5,500 votos válidos. Para isso, divide-se a quantidade de votos válidos pela quantidade de cadeiras na Câmara", completou o matemático.

Veja a planilha:


*Sobre Vagner Valentim: Matemático formado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), bancário concursado, gerente de carreira no banco do Nordeste, em Arapiraca. É ex bombeiro e Policial militar do Estado de Alagoas, e está concluindo o curso de direto no Cesmac de Arapiraca.