Times da Libertadores vão entrar na 3ª fase da Copa do Brasil em 2021

As alterações foram divulgadas pela CBF hoje em revisão do calendário do futebol brasileiro do ano que vem

Por Da redação com UOL Esporte 11/11/2020 19h07
Por Da redação com UOL Esporte 11/11/2020 19h07
Times da Libertadores vão entrar na 3ª fase da Copa do Brasil em 2021
Troféu da Copa do Brasil - Foto: Felippe Costa

A Copa do Brasil terá mudanças na próxima temporada. Em 2021, os times que disputam a Libertadores vão ingressar na competição na terceira fase — até este ano, os clubes que participam do torneio continental entravam na disputa a partir das oitavas de final.

As alterações foram divulgadas pela CBF hoje em revisão do calendário do futebol brasileiro do ano que vem após a Conmebol modificar o cronograma da próxima edição da Copa Sul-Americana.

Além disso, a Copa do Brasil passará a ter sete fases ao invés das oito previstas anteriormente. O número de clubes participantes aumentará de 91 para 92.

Com a alteração no formato, as 12 equipes oriundas da Libertadores e competições nacionais (campeões da Série B, Copa Verde e Copa do Nordeste) se juntarão a outras 20 que se classificarem nas fases anteriores.

A Copa do Brasil 2021 tem início previsto para 3 de março e término em 27 de outubro.

Revisão mantém jogos em Data Fifa


A revisão do calendário divulgado pela CBF nesta quarta-feira mantém conflitos com jogos da Data Fifa. Não haverá paralisação do Campeonato Brasileiro nas séries A, B, C e D durante a Copa América.

Além disso, os Estaduais seguem previstos para início em 28 de fevereiro. Com isso, os clubes não terão período de férias após o término do Brasileirão de 2020 — previsto para terminar em 24 de fevereiro do ano que vem, em função da pandemia do coronavírus.

Vale lembrar que a CBF já havia divulgado um calendário de 2021 em agosto, mas precisou fazer mudanças em decorrência de conflito de datas com a Copa Sul-Americana no ano que vem.