Arapiraca é finalista em seleção que reconhece práticas inovadoras de enfermagem na Gestão Municipal

Por Divulgação 11/11/2020 18h06
Por Divulgação 11/11/2020 18h06
Arapiraca é finalista em seleção que reconhece práticas inovadoras de enfermagem na Gestão Municipal
Divulgação - Foto: Divulgação

Arapiraca é uma das 13 cidades brasileiras com experiência finalista selecionada pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em reconhecimento às práticas inovadoras de enfermagem implantadas pela Gestão Municipal, através da Secretaria de Saúde.

Nesta última semana, o Município recebeu visita de avaliadores do Laboratório de Inovação, que viajam pelo Brasil, para conhecer in loco as 24 experiências finalistas. Desse total, três cidades em Alagoas: Arapiraca, Maceió e Atalaia.

“Consulta de Enfermagem em saúde sexual e reprodutiva: planejamento, oferta e inserção de DIU por enfermeiros de Alagoas” foi a experiência inovadora de Arapiraca selecionada.

Maria Luiza, enfermeira e coordenadora municipal de Saúde da Mulher, afirma que essa experiência adotada pelo Município é a maior contribuição para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e ampliação da melhoria dos cuidados de enfermagem à saúde da mulher, com resultados a longo prazo de grande importância na redução da mortalidade fetal, materna e infantil.

“Durante 4 meses do projeto, Arapiraca superou a quantidade de inserção do diu de cobre dos últimos 4 anos, com registo de aumento do indicador em 286%. Essa conquista representa uma inovação nas consultas de enfermagem ginecológica na Atenção Básica, com ênfase na inserção do diu, durante o planejamento reprodutivo, ressaltou a coordenadora.

Seleção


Ao todo, o Laboratório de Inovação recebeu a inscrição de 329 relatos distribuídos em dois eixos temáticos: Ampliação do escopo de práticas e Valorização da Enfermagem. O objetivo do trabalho é mapear, sistematizar e divulgar experiências inovadoras produzidas pela Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) no âmbito do SUS, na área da gestão de serviços, da atenção à saúde da população, da educação e formação profissional.

As 24 experiências finalistas foram definidas pela Comissão Julgadora dentre as 39 que participaram do seminário realizado em Brasília, em março. O cronograma das visitas foi alterado devido a pandemia de COVID19 no país, e ocorre neste momento com todas as medidas de segurança sendo tomadas pelos avaliadores e participantes. As visitas foram agendadas com os autores das experiências e compreendem um momento de reunião com os profissionais de saúde e uma visita ao serviço de saúde onde a prática foi desenvolvida.

Visita OPAS


A visita é a última etapa antes do anúncio das 15 experiências inovadoras mais relevantes e identificadas pela iniciativa. A cerimônia de reconhecimento a essas práticas ocorrerá no dia 9 de dezembro, no auditório da OPAS, com transmissão em tempo real.

“A visita permite conhecer mais sobre a experiência finalista e realizar ainda uma seleção mais apurada. Mas ressalto que as 24 experiências visitadas já são consideradas de alto nível, porém a avaliação no território pelos especialistas permitirá destacarmos dentre elas 15 práticas de Enfermagem relevantes pelo seu potencial inovador”, explica a coordenadora Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde e Sistemas de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Monica Padilla.