Campanha Novembro Azul alerta para os cuidados com a saúde do homem

Novembro é o mês voltado para o combate do câncer de próstata, e Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca aderiu à Campanha Novembro Azul, para alertar a população sobre os cuidados com a saúde do homem, sobretudo na importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Uma série de ações educativas, atendimentos médicos e laboratoriais estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro Administrativo Municipal, com o objetivo de ampliar a atenção e cuidados com a saúde integral do homem. A campanha também incentiva uma rotina de consultas e exames, além de estimular uma vida de hábitos saudáveis.
Campanha
Em todo o Brasil, o movimento Novembro Azul une a sociedade em torno de ações que objetivam a conscientização e os cuidados com a saúde do homem, sobretudo em relação ao câncer de próstata, mas também o mês do Dia Mundial do Diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais.
Segundo dados do Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Câncer (Inca), diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano.
É o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos - cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.
O médico Lucas Costa lembra que, na maioria dos casos, o câncer de próstata é descoberto na fase tardia, o que dificulta o tratamento. Por isso a necessidade de antecipar o diagnóstico e iniciar os cuidados precocemente, reduzindo os riscos de avanço no estágio da doença e morte.
“A prevenção é a melhor forma de enfrentar o problema. Para isso, a indicação é de que todos os homens a partir de 45 anos, com fatores de risco, ou acima de 50 anos, devem procurar o seu médico na unidade Saúde mais próxima. Para iniciar o rastreamento, o profissional vai conversar sobre os cuidados com a saúde do homem e os exames que ajudam no diagnóstico precoce”, explicou o médico do Município.
Últimas Notícias

Abordagem da PM a motocicletas termina em flagrante de tráfico em Coruripe

Polícia Civil instaura inquérito para investigar morte em Santana do Ipanema

Brasileirão retorna com Flamengo x São Paulo neste sábado, no Maracanã

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 38 milhões

Morador tem casa furtada em Arapiraca e perde mais de R$ 1.200 em bens e dinheiro
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
