Governo de Alagoas investe em novas tecnologias mais seguras e eficientes para o Estado em 2020

Por Redação 07/11/2020 08h08
Por Redação 07/11/2020 08h08
Governo de Alagoas investe em novas tecnologias mais seguras e eficientes para o Estado em 2020
Segurança Digital - Foto: pixabay

O uso de serviços digitais aumentou drasticamente em Alagoas durante 2020. Por conta disso, o estado está conseguindo desenvolver de maneira eficiente novas tecnologias para a região. Além da modernização do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), o governo também conseguiu ampliar a segurança durante o trabalho remoto e a melhoria na qualidade e na velocidade da conexão disponível no estado.

Logo após a Secretaria do Estado estabelecer trabalho remoto para órgãos do executivo em 2020, como mostramos e explicamos por aqui, surgiu uma demanda ainda maior de segurança para as pessoas que trabalham de casa, via remoto. Com acordos envolvendo diversas empresas e instituições, Alagoas conseguiu disponibilizar mais de 100 mil VPNs para os trabalhadores do executivo. Assim, garantiu a ampliação do sistema para que todos tenham segurança durante o período laboral, mesmo estando longe do escritório.

Na verdade, essa tecnologia é uma ferramenta essencial para quem trabalha via internet e precisa proteger informações pessoais, dados e qualquer conteúdo que esteja em um computador. Essa Rede Privada Virtual, que em inglês tem o acrônimo VPN, faz exatamente o que o nome diz. Ela dá acesso a uma rede interna de uma empresa, mesmo à distância, mas com toda a segurança possível.

Em Alagoas, apenas cerca de 4 mil VPNs estavam disponíveis para o uso no início deste ano. Ou seja, seria impossível fazer todos os órgãos do executivo trabalharem de casa sem correr nenhum risco. Após as parceiras, o estado agora passa a ser uma das regiões com maior desenvolvimento no setor e, além disso, uma referência para a segurança no trabalho remoto. Algo que, olhando para o longo prazo, pode significar muito para os alagoanos.

Segurança na internet

Apesar de parecer algo simples, o tema segurança da informação é algo importante e que está ganhando cada vez mais atenção e investimento com o tempo. As novas tecnologias são quase todas conectadas com a internet e, por conta disso, acabam por ter uma espécie de vulnerabilidade quando uma empresa ou um órgão não realiza procedimentos de segurança com as conexões usadas. A criação da tecnologia VPN foi justamente pensada nisso.

A maioria dos conteúdos online, seja uma plataforma de streaming ou um e-commerce, possuem formas de garantir a segurança do usuário. Por exemplo, a Amazon Brasil possui uma página para ajudar todos os clientes a garantir segurança e privacidade, seja com uma senha forte ou a ativação de verificação em duas etapas. No entretenimento digital, os melhores sites de caça-niqueis com apostas reais são aqueles que possuem licenças de segurança e plataformas com sistemas avançados de encriptação de dados. O mesmo serve para os streamings, em que as informações dos usuários são protegidas pela declaração de privacidade e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil (LGPD).

Todas essas empresas acabam por investir bastante no quesito segurança, e isso é visto clareamento nos números. Em 2019, o aumento na receita direcionada para segurança da informação teve um aumento acima dos 10%. Foram investidos mais de US$ 100 bilhões neste campo em todo o mundo. O Brasil também está acompanhando esse crescimento, com cerca de US$ 1,6 bilhão de investimento na segurança das pessoas.

Internet mais rápida

Além da preocupação com a segurança dos funcionários de Alagoas, o estado também trabalhou para melhorar a qualidade para o trabalho remoto. Após negociações longas, e a chegada de mais empresas no setor, a rede de conexão com a internet passou de 2 GB para 14 GB em 2020. Ou seja, a qualidade do trabalho feito de casa, assim com a segurança, foram tópicos importantes e que mostraram desenvolvimento na região. É outra melhora que deve perdurar para os próximos anos.

Outro projeto que continua em andamento, e deve ser concluído em 2021, é a modernização do Itec, que é uma das instituições mais importantes de Alagoas. A ideia é trazer melhor estrutura para os funcionários e, dessa forma, conseguir desenvolver cada vez mais novas tecnologias que beneficiem os alagoanos. Com o mundo cada vez mais conectado, é essencial investir em inovações tecnológicas.

Em 2020, o trabalho remoto ganhou uma nova proporção ao redor do Brasil e do Mundo. Alagoas não ficou de fora disso e, além de aderir a esse tipo de serviço, também trabalhou para que a qualidade do trabalho fosse melhor. Investir na segurança de órgãos públicos é essencial para evitar prejuízos futuros e garantir segurança também dos funcionários do executivo. Assim como uma conexão de melhor qualidade com a internet é uma garantia de maior rendimento durante as horas trabalhadas. Ou seja, mais eficiência para que Alagoas possa crescer.