Prefeitura Municipal de Arapiraca implanta programa pioneiro de Apoio à Saúde do Servidor

A Prefeitura de Arapiraca implanta programa pioneiro em Alagoas de Apoio à Saúde do Servidor. Neste primeiro momento, destinado ao acolhimento e atendimento dos trabalhadores ativos do Centro Administrativo Municipal, com oferta de serviços voltados à promoção do bem-estar físico e mental desse público.
O principal objetivo do programa é proporcionar melhoria na qualidade de vida dos
servidores, a partir de uma assistência integrada e humanizada. Para isso, a Gestão Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza um trabalho preventivo de doenças e de promoção da saúde, com intervenção clínica, física e nutricional.
Com o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, a estrutura da Sala de Apoio do Servidor conta com uma equipe multiprofissional composta por profissionais enfermeiro, médico , técnico de enfermagem, psicólogo e nutricionista, além de suporte da equipe interdisciplinar dos diversos setores e serviços da Secretaria Municipal de Saúde.
Apresentação
Nesta quarta-feira (4), equipe da Secretaria de Saúde apresentou o programa piloto e a Sala de Apoio à Saúde do Servidor a técnicos das secretarias municipais, que a partir desta semana iniciam cadastro dos trabalhadores de cada pasta.
Lousanny Caires, enfermeira e assessora técnica de Atenção à Saúde, apresentou o programa, acompanhada de equipe da pasta, Rafaella Albuquerque (Superintendência de Atenção à Saúde), Laura Rossana (Diretora Atenção Básica), Janyne Araújo (coordenadora Saúde do Trabalhador), o médico Tiago Herculano e a enfermeira do serviço, Maria Layanne dos Santos.
Entre às ações e estratégias disponibilizadas aos servidores, consultas médicas e de enfermagem, planejamento sexual e reprodutivo, atendimento ambulatorial, realização de coleta de citologia oncótica, testagem rápida para HIV, hepatites virais e sífilis, avaliação cardiovascular e atendimento com nutricionista, práticas integrativas, atividades de promoção da saúde, programa de melhoria das condições de trabalho e grupo de apoio terapêutico com profissionais das áreas de psicologia e assistência social.
Atendimento Humanizado
A enfermeira e coordenadora da Saúde do Trabalhador, Janyne Araújo, lembra de estudos indicativos de que se a instituição possui saúde organizacional, existe redução dos índices de assiduidade e doenças relacionadas ao trabalho.
Para ela, a partir do desenvolvimento dessas ações, o Município incentiva a construção de uma organização do trabalho que seja produtora de saúde, capaz de refletir na qualidade das atividades laborais e nas relações interpessoais dos servidores.
“No momento que o ambiente de trabalho proporciona condições para a manutenção e recuperação da saúde, ele estará contribuindo para o completo bem-estar da sua força de trabalho, e, além disso, aumentando também a
sua produtividade”, completou a coordenadora.
Cronograma
Para este mês de novembro, entre as atividades, apresentação do projeto às secretarias, cadastro dos servidores, ações do Novembro Azul, atendimento médico, de enfermagem e nutricional, avaliação de risco cardiovascular, testes rápidos e de citologia.
“O cronograma de atividades será repassada aos servidores, mensalmente. Entretanto, vale ressaltar que a Sala de Apoio à Saúde do Servidor já está em funcionamento, de segunda a sexta, das 8 às 13h. Para o atendimento, é necessário o agendamento, o número de matrícula, CPF, documento com foto e contato telefônico”, destacou a assistente técnica Lousanny Caires.
Últimas Notícias

Tribunal de Justiça de Alagoas alerta sobre riscos de acidentes de trabalho

Unidades Trapiche e Via Expressa do Hemoal Maceió vão passar por dedetização e funcionam neste sábado até às 12h

Morre o empresário arapiraquense Djalma Carneiro, dono da Lua Auto Peças

Homem é morto a tiros dentro de barbearia em Maceió

Haras alagoano registra morte de 69 cavalos por consumo de ração contaminada; entre eles, um avaliado em R$ 12 milhões
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
