Alagoas é o único estado do Brasil que prioriza a primeira infância no Plano Plurianual
Estudo foi divulgado por consultoria da Câmara dos Deputados e destaca ações prioritárias do Programa Criança Alagoana no PAA

Alagoas foi o único estado do país a mencionar, em lei, ações prioritárias voltadas à primeira infância no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O estudo foi realizado pela Consultoria de Orçamento e Fiscalização da Câmara Federal, que fez um levantamento nacional sobre o tema nos dois últimos PPAs.
Neste contexto, o Programa CRIA - Criança Alagoana foi o grande responsável em destacar o Estado de Alagoas nos cuidados com a primeira infância, isso graças a Lei 7.965/2018, que instituiu o programa com ações específicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e nutrição, para gestantes e crianças de 0 a 6 anos.
“A tomada a decisão de cuidar da primeira infância aconteceu ainda em 2016, no início do primeiro mandato do governador Renan Filho. Foram realizados estudos, capacitações e ações em seis municípios pilotos, até que a política pública estivesse devidamente madura e estruturada para virar lei”, disse Renata Calheiros, primeira-dama e coordenadora do Comitê da Primeira Infância.
“O destaque nesse estudo do PPA se deu porque o Governo de Alagoas trabalha em consonância com o que prioriza o Marco Legal da Primeira Infância. Para isso, estamos construindo uma política de Estado que garanta o desenvolvimento integral das novas gerações, e o CRIA é a base para essa transformação social”, afirmou Renata Calheiros.
DIRETRIZES
Atualmente o Criança Alagoana está presente em todos os municípios do estado, com ações intersetoriais gerenciadas pelo Comitê. O Estado atua como consultor sobre o tema, compartilhando diretrizes, realizando ações e dando suporte aos municípios para garantir o desenvolvimento integral de gestantes e crianças.
O Governo também realiza ações estratégicas para prestação de serviços voltados à primeira infância, como a construção do Hospital da Mulher; apoio a casas de partos humanizados; a Casa do Coraçãozinho; visitas domiciliares; projetos lúdico-educativos e acompanhamento nutricional de crianças através do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN).
Tudo isso acontece em parceria e colaboração com as secretarias de Estado da Saúde (Sesau), Educação (Seduc) e Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). Mas, além dessas três pastas, outras secretarias desenvolvem projetos culturais, esportivos e de lazer para as crianças, de acordo com as diretrizes do CRIA.
Últimas Notícias

Ônibus utilizado pelas bandas Djavú e Bonde do Forró fica destruído após incêndio

Filho viajou com amigos após matar a própria mãe e jogar corpo embaixo de viaduto

Estado de saúde de estudante que recebeu descarga elétrica em Jacuípe é estável, diz HGE

Mais de 500 pessoas devem ser atendidas na 1° edição do Corações da Paz, em Maceió, neste sábado (26); programa ainda será lançado em Arapiraca

Brasileiro atraído pelas redes sociais para lutar na Ucrânia morre em confronto com tropas russas
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Morte em churrascaria de Arapiraca
