Importância da Logomarca: Como o Logo Define a Identidade Visual de Uma Empresa

Por Redação 03/11/2020 11h11 - Atualizado em 03/11/2020 11h11
Por Redação 03/11/2020 11h11 Atualizado em 03/11/2020 11h11
Importância da Logomarca: Como o Logo Define a Identidade Visual de Uma Empresa
Criação de logomarca - Foto: Reprodução

Logotipo ou logomarca, a importância não se dá por como chamamos, mas sim por como os construímos. O logo de uma empresa tem papel crucial para estabelecer uma identidade visual solidificada, e você deve passar um bom tempo desenvolvendo o seu.

Qualquer negócio precisa ser bem representado graficamente para que seja facilmente identificado e que dure longos anos. Portanto, dar a devida atenção ao seu logo é investir em sucesso a curto prazo, que se estenderá até o longo prazo.

Vamos entender a fundo qual a importância direta da logomarca para uma empresa?

O que é a identidade visual e para que serve?


Identidade visual é uma maneira de expressar muitos (ou todos) os valores que o seu negócio presa por; é uma maneira de transmitir ao público quem a sua empresa é de verdade e dar um motivo pelo qual ser lembrado.

Os principais itens que compõe a identidade visual são: nome, logo, cores e personalização. Cada item deve estar alinhado no sentido de expressar um significado real.

Esta combinação faz com que empresas de sucesso como o Facebook esteja em nossas mentes com muita frequência há quase 2 décadas. Além disso, não precisamos de nenhuma descrição a mais para lembrarmos para que usamos ou porque gostamos do Facebook. O logo emana estes sentimentos, que atraem o público.

Por que o logo é o item mais importante da identidade visual?


O logo é um identificador visual dos conceitos e atribuições que uma marca tem, sem que se precise de explicações ou até mesmo qualquer escrita para que se identifique uma marca.

Quanto mais renomada a sua marca é, menos você precisa de recursos inscritos em sua logo para ser lembrado. Este é o caso da Mastercard, que recentemente removeu as escritas do logo, mantendo apenas seus dois círculos, vermelho e laranja.

Nesse sentido, o logo é um identificador máximo e expresso da sua marca. Por isso, crie um bom logo para a sua marca. Uma maneira prática de desenvolver um logo personalizado é utilizar ferramentas de criação de logotipos que não requeiram codificação. A Zyro oferece esse serviço gratuitamente, lhe permitindo poupar gastos e acelerar o processo de criação de identidade da sua marca.

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O que define a sua marca? Credibilidade? Sustentabilidade? Atenção extra e atendimento de excelência? Idealize todas as questões filosóficas da sua marca antes de sair criando seu logo e estipule uma ideia base para construir seu logo sobre essa premissa. Quanto mais da sua identidade você expressar, mais verdadeiro será seu logo.

O sucesso vem a longo prazo, então prepare um logo para durar! Com sua identidade visual estabelecida, você consegue ser lembrado por aqueles que ajudou. Então, eles irão retribuir se tornando clientes fixos e recomendando seu serviço/produto para outras pessoas, que também só lembrarão de você se seus recursos visuais forem convincentes e memoráveis.