Veja o que causou queda de helicóptero que resultou na morte de Ricardo Boechat

Por Metrópoles 29/10/2020 18h06
Por Metrópoles 29/10/2020 18h06
Veja o que causou queda de helicóptero que resultou na morte de Ricardo Boechat
Boechat - Foto: Reprodução

O Relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu que uma série de falhas de manutenção levou à queda do helicóptero que causou a morte do jornalista Ricardo Boechat, em fevereiro do ano passado, na Rodoanel (SP). O documento foi divulgado nesta quinta-feira (29/10).

Além dos problemas mecânicos, segundo o Cenipa, o piloto Ronaldo Quattrucci, de 56 anos, que também morreu no acidente, tomou atitudes consideradas erradas durante a operação do helicóptero. Como exemplo, ele não teria verificado se estavam funcionando perfeitamente instrumentos de bordo. As atitudes do comandante contribuíram para o acidente, indicou a FAB.

O documento aponta uma falha significativa no compressor da aeronave, que não teve troca completa desde 1988. O compressor estava com peças vencidas no momento do acidente, assim como o tubo de distribuição de óleo da aeronave. Segundo o Cenipa, o equipamento “estava com o calendário de troca excedido várias vezes”.

O piloto conseguiu a aprovação técnica pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 9 de agosto de 2017, quando todo o compressor foi trocado. O documento, porém, afirma que 70 dias após essa verificação e aprovação da Anac, o Ronaldo Quattruci trocou novamente o sistema compressor, sem que isso estivesse sido marcado nos documentos do helicóptero.