Embaixadora das Filipinas é obrigada a deixar o Brasil após agredir empregada
Ainda não há confirmação se a embaixadora já saiu do Brasil, ou quando o fará
A embaixadora das Filipinas no Brasil, Marichu Mauro, foi convocada de volta ao país asiático após ter sido flagrada agredindo uma empregada doméstica na residência diplomática, em Brasília, no Distrito Federal. A informação foi compartilhada no Twitter na madrugada desta segunda-feira pelo secretário de Relações Exteriores do país, Teodoro Locsin Jr.
"A embaixadora das Filipinas no Brasil foi chamada de volta imediatamente para explicar os maus-tratos contra sua funcionária", disse Locsin.
Ainda não há confirmação se a embaixadora já saiu do Brasil, ou quando o fará. O secretário não deixou claro também se ela vai perder o cargo ou se será substituída temporariamente. Marichu é diplomata de carreira e foi nomeada embaixadora no Brasil em 2018. Desde 1995, já atuou em países como Bahrein, Bélgica, Itália e Israel.
As imagens das agressões foram reveladas no domingo (25) pelo "Fantástico", da TV Globo, e usadas como prova em denúncia contra a diplomata firmada no fim de agosto.
Em nota, o Departamento de Relações Exteriores (DFA, na sigla em inglês) informou que a doméstica, de 51 anos, deixou a capital brasileira no dia 21 de outubro e está de volta às Filipinas.
"O DFA está entrando em contato com ela para garantir seu bem-estar e cooperação na investigação. O DFA garante ao público que conduzirá uma investigação rigorosa”, ressaltou.
Ministério Público investiga
O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Distrito Federal e Tocantins abriu investigação para apurar o caso. O órgão informou que, "segundo a procuradora Carolina Mercante, pelos vídeos encaminhados, é possível detectar agressões físicas, que configuram trabalho degradante".
Últimas Notícias
Roger Abdelmassih, condenado por estupro de pacientes, é transferido do ‘presídio dos famosos’
Diretora de empresa morre depois de passar mal em piscina de hotel
Copa do Brasil: veja data de sorteio dos mandos de campo e jogos da primeira fase
Morre filho recém-nascido do prefeito de Manaus David Almeida
Alagoas recebe ambulâncias, unidades odontológicas e 1.337 moradias do Minha Casa, Minha Vida
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes

