3º BPM de Arapiraca celebra 38 anos de história com homenagem aos Policiais destaques da unidade

O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado em Arapiraca, celebra nesta sexta-feira (23) 38 anos de história, defendendo o cidadão do Agreste de Alagoas. Para a data não passar em branco, devido ao protocolo sanitário com relação ao Covid-19, a unidade militar organizou nesta quinta-feira (22) uma homenagem aos Policiais Militares destaques do BPM, no primeiro semestre do ano.
Foram homenageados onze militares do Batalhão, que se destacaram na apreensão de armas e drogas durante a primeira metade de 2020. Estiveram presentes no evento o comandante da unidade, TC Palmeira, o subcomandante, Major Lima Lins, o comandante do CPAI-II, TC Azevedo e o comandante do CPI, TC Pantaleão, além de oficiais e praças pertencentes ao 3º Batalhão.
História cronológica do Batalhão
23 de Julho de 1936 - Criação do 2º Batalhão de Infantaria da Força Policial em Maceió/AL, sendo deslocado para Santana do Ipanema/AL, tendo como primeiro comandante o Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão, maior inimigo conhecido do cangaceiro Lampião.
28 de Julho de 1938 - A famosa volante do Tenente João Bezerra da Silva põe fim ao cangaceiro Lampião e seu bando. Após o massacre de Angicos e voltando a paz ao Sertão, o 2º Batalhão foi reinstalado em Maceió/AL.
08 de Janeiro de 1961 - Novamente devido ao clima de intranquilidade, o 2º Batalhão retorna à cidade de Santana do Ipanema/AL.
31 de Julho de 1962 - Retomada a paz em Santana do Ipanema/AL, o 2º Batalhão retorna à capital alagoana com sede nas instalações da atual Academia de Polícia Militar de Alagoas, tendo como locação, onde hoje está instalado o auditório.
24 de Março de 1977 - O 2º Batalhão é transformado em 3º Batalhão de Polícia Militar e recebe o nome de “Batalhão Coronel Lucena”, em homenagem ao seu primeiro comandante.
23 de Outubro de 1982 - O 3º BPM é deslocado para a cidade de Arapiraca/AL, para atuação no Agreste e Sertão do Estado de Alagoas, com um efetivo inicial de aproximadamente 350 homens, e um busto em homenagem ao Coronel Lucena Maranhão, é erguido em sua sede. Nesta data é comemorado o aniversário da Unidade em Arapiraca.
Ano de 1992 - É denominado “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou Lampião em 28 de julho de 1938.
Ainda em 1992 - É criado o 7º BPM em Santana do Ipanema/AL, para atuação no Sertão do Estado, herdando a antiga denominação do 3º BPM: “Batalhão Coronel Lucena”, e o busto erguido em Arapiraca é transferido para Santana do Ipanema, onde permanece até os dias atuais.
Sobre o Tenente João Bezerra
O Tenente João Bezerra da Silva é um dos homens que mais marcaram a história da briosa Polícia Militar do Estado de Alagoas, rendendo-lhe esta justa homenagem por ter sido o comandante da volante alagoana que exterminou o bando de Lampião.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
