Veja dicas fundamentais para aumentar a imunidade

Como ainda não existem medicamentos totalmente eficazes ou vacinas para nos proteger do novo coronavírus, de certa forma
combatê-lo depende da capacidade de resposta de cada pessoa à Covid-19, conforme explica uma reportagem da BBC.
Por isso mesmo, ter uma imunidade forte é essencial para prevenir e combater o vírus, assim como para a recuperação do doente.
De acordo com vários especialistas, em entrevista à BBC, são quatro os pilares de uma "boa imunidade", nomeadamente: ingerir uma alimentação saudável, dormir horas suficientes, praticar exercício físico frequentemente e evitar e reduzir os níveis de estresse.
Entenda como a imunidade é afetada
Ana Caetano Faria, professora titular de Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista da Sociedade Brasileira de Imunologia, explica que, quando dormimos horas insuficientes, comemos alimentos pouco saudáveis, somos sedentários e vivemos em estresse e ansiedade constante, o nosso sistema imunológico sofre.
"Todos esses pilares são importantes, mas destaco a necessidade de dormimos bem. É durante o sono que temos maior produção de células de defesa pela medula óssea. Estudos mostram que dormir menos de cinco horas por noite aumenta em quatro vezes o risco de desenvolver infecções respiratórias, como gripes e constipações", contou à BBC.
Entretanto, quando nos exercitamos - sem exageros - o corpo liberta hormônios que contribuem para a regulação do sistema imunológico. Já ao controlar o estresse, o corpo abstém-se de produzir substâncias que o prejudicam. E o consumo de uma alimentação equilibrada, fornece a energia necessária para o ótimo funcionamento das nossas defesas, elucida a professora.
Afinal, o que é uma dieta equilibrada?
A BBC News Brasil entrevistou a nutricionista Julia Granje, que explicou que "não existe nenhum alimento ou vitamina que combata o novo coronavírus. Mas, obviamente, quando o sistema imunitário está ativo e saudável, vai ajudar a lutar a combatê-lo".
Siga as dicas da especialista:
1. Prepare pratos coloridos
Granje recomenda comer cerca de dez porções de 80 gramas por dia, sete de legumes e verduras e três de fruta, de cores diferentes.
"Cada cor dos alimentos reflete o tipo de micronutrientes que têm. Desafio os meus pacientes a colocar pelo menos cinco cores no prato".
Relativamente aos micronutrientes, a nutricionista dá especial destaque ao zinco e selênio.
"O zinco é encontrado nas carnes vermelhas e no fígado de frango. Também nas ostras".
Entretanto, o selênio está presente em frutos secos e na farinha de trigo.
Granje aconselha ainda a comer menores quantidades de hidratos de carbono simples, como arroz branco, pão branco e bolos e que dê preferência aos hidratos complexos, ou seja, as versões integrais desses alimentos.
2. Não esqueça das "vitaminas antioxidantes"
Segundo a nutricionista, vitaminas A, C, D e E são extremamente importantes - mais uma vez, abundantes sobretudo nas verduras e fruta.
3. Cuide do intestino
A microbiota intestinal afeta a imunidade, como tal Granje reforça a importância da ingestão de alimentos ricos em fibras, tais como vegetais, fruta e grãos integrais.
4. Reduzir o consumo de álcool e de sal
"O álcool e o sal em excesso podem ser prejudiciais para o sistema imunológico. O seu consumo deve ser feito com moderação", alerta a nutricionista.
De acordo com um estudo realizado pela Escola Médica da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, o consumo em demasia de álcool prejudica a capacidade do organismo de combater infecções virais, especialmente do sistema respiratório.
Últimas Notícias

Tribunal de Justiça de Alagoas alerta sobre riscos de acidentes de trabalho

Unidades Trapiche e Via Expressa do Hemoal Maceió vão passar por dedetização e funcionam neste sábado até às 12h

Morre o empresário arapiraquense Djalma Carneiro, dono da Lua Auto Peças

Homem é morto a tiros dentro de barbearia em Maceió

Haras alagoano registra morte de 69 cavalos por consumo de ração contaminada; entre eles, um avaliado em R$ 12 milhões
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
