Casal e Sedet lançam cartilha “Guia Prático: Caixa de Gordura”
O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, e a secretária Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Rosa Tenório, lançaram a cartilha “Guia Prático: Caixa de Gordura”, instrumento que pretende orientar donos de bares, restaurantes e lanchonetes, além de condomínios, a respeito da instalação e uso correto desse equipamento.
A cartilha foi elaborada com base na Lei Municipal nº 6.961, de 19 de dezembro de 2019, e traz as especificações técnicas necessárias para instalação e limpeza da caixa de gordura, com material ilustrado para facilitar a compreensão.
“Esse material será entregue em condomínios, bares, restaurantes, hotéis e suas entidades representativas, pois cabe aos empreendedores a instalação e cuidado dessas estruturas para evitar que óleos e graxas sejam lançados diretamente na rede coletora de esgoto. Para isso contamos com a parceria da Sedet, que é o órgão fiscalizador”, salientou Clécio Falcão.
“Faremos uma agenda de visitas a esses locais e principalmente a entidades como ABIH, Abrasel, Ademi e Sinduscon, que são instituições parceiras nessa atividade de conscientização”, acrescentou a secretária Rosa Tenório.
O encontro para lançamento da cartilha ocorreu na sede da Casal, em Maceió, nesta segunda-feira (19), e contou também com as presenças dos vice-presidentes de Gestão Operacional, engenheiro Humberto Carvalho, e de Gestão Corporativa, Victor Vigolvino, da superintendente de Meio Ambiente e Qualidade do Produto, Valeska Cavalcante, da gerente Econômica para Novos Negócios, Wilma Santos, todos da Casal, e do assessor da Sedet, Leonardo Novaes.
A caixa de gordura é um dispositivo destinado a reter, em sua câmara superior, partículas de gorduras, graxas e óleos provenientes do ramal interno da edificação. Sua instalação é obrigatória e visa garantir o bom funcionamento das redes de esgoto. Ela deve receber efluente somente de pias de cozinha e outras fontes internas do imóvel decorrentes do tratamento ou processamento de alimentos.
Ela deve ser instalada em todas as edificações, com atenção especial para as não residenciais onde se dê o preparo de alimentos, tais como: bares, restaurantes, padarias, confeitarias, hotéis, escolas, creches, abrigos, boates, danceterias, hospitais e unidades de saúde, quartéis, presídios, clubes esportivos e recreativos, indústrias alimentícias, açougues e avícolas, entre outros.
Quem desejar ter acesso à versão online da cartilha, em formato PDF, pode acessar o site da Casal (www.casal.al.gov.br) ou o site da Sedet (www.sedet.maceio.al.gov.br).
Últimas Notícias
Telão no Bosque das Arapiracas transmitirá jogo entre Ivinhema e ASA ao vivo na segunda-feira, 06, às 20 horas
Governo de Alagoas entrega o Programa Ronda no Bairro em Arapiraca; assista
Alfredo Gaspar lidera disputa ao Senado em Alagoas
Ufal Penedo realiza seminário gratuito sobre turismo e hospitalidade
Henrique Tenório reforça grupo político de André Silva e Samyra do Basto, que conta com apoio de Paulo Dantas, Renan Calheiros e Renan Filho
Vídeos mais vistos
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Projeto Raízes de Arapiraca lança sua 23ª edição no Partage Shopping
Inauguração do Restaurante Popular
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

