Medalhista paralímpico, alagoano Yohansson do Nascimento anuncia aposentadoria
Alagoano deixa as pistas para se candidatar à vice-presidência do Comitê Paralímpico do Brasil
O atleta alagoano Yohansson do Nascimento, vencedor de seis medalhas paralímpicas e 11 mundiais, vai pendurar as sapatilhas. Aos 33 anos, ele já se encontrava qualificado para a Paralimpíada de Tóquio 2020, mas escolheu se aposentar do atletismo para concorrer a vaga de vice-presidente do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB).
Mesmo em boa fase, o atleta explicou o que o motivou a tomar essa decisão e reiterou a dificuldade de sua escolha. "Uma decisão muito difícil de tomar como atleta, porque como todos sabem, eu tenho índice para Tóquio. No Mundial do ano passado, eu fiz a melhor marca da minha vida nos 100m", afirma Yohansson.
"Conquistei aquele pódio fantástico ao lado do Petrúcio e do Washington e eu sabia que para estar me candidatando à vice-presidência do CPB, eu teria que abrir mão dessa minha vaga e desse meu sonho de estar indo em busca de mais medalhas", finaliza o medalhista paralímpico.
Com 15 anos de carreira profissional, Yohansson possui 25 medalhas nas seguintes competições: 6 em Jogos Paralímpicos, 11 em Campeonatos Mundiais e 8 em Jogos Parapan-Americanos.O intuito é retribuir o que o esporte lhe proporcionou como atleta.
Próximos passos
Mesmo deixando as pistas, Yohansson seguirá realizando treinamentos e não se vê longe das raias. A diminuição da intensidade nas atividades é a principal mudança apontada pelo futuro ex-atleta.
"Não tem como deixar de treinar. Independente do resultado das eleições no dia 30, eu continuarei praticando atividade física, frequentando as pistas, o que vai mudar vai ser só o ritmo de treino, que vai dar uma diminuída", disse o atleta.
Yohansson avalia positivamente seus anos representando o Brasil nas competições. "O balanço que eu faço é de uma carreira vitoriosa. Eu consegui ganhar todas as medalhas possíveis. Foi uma carreira vitoriosa. Então eu fico satisfeito em tudo que eu fiz. E ainda sabendo que mesmo que eu quisesse continuar no próximo ano eu tinha muita chance de conquistar mais um pódio e melhorar a marca nos 100m", finaliza.
A eleição será realizada no dia 30 de novembro, no CPB. Mizael Conrado é candidato único ao cargo de presidente. Yohansson Nascimento concorre com Ivaldo Brandão Vieira para vice. E há oito nomes indicados para o Conselho Fiscal.
Últimas Notícias
Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes
Quem é Emanuel Barbosa, secretário interino de Saúde de Alagoas nomeado por Paulo Dantas
Mais de 50kg de drogas foram apreendidos em ação policial realizada no bairro Planalto
Colisão entre motocicletas deixa três pessoas feridas em Arapiraca

