Autoridades destacam importância da Uneal em solenidade comemorativa
Instituição celebra 50 anos de atuação na educação pública de AL
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas, Odilon Máximo de Morais, e o vice-reitor Anderson Barros foram os anfitriões, na noite da última terça-feira (13), durante a solenidade de abertura das comemorações dos 50 anos de atuação da instituição. Em virtude do cenário de pandemia, as atividades estão sendo realizadas de forma virtual com transmissão ao vivo pelo canal da Uneal no Youtube.Compuseram a mesa virtual, o deputado federal Paulo Fernando dos Santos; o reitor do Instituto Federal de Alagoas, Carlos Guedes; o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Henrique Costa; o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais e reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso, Rodrigo Bruno Zanin; o vice-reitor do Casmar e Doutor Honoris Causa da Uneal, Douglas Apratto Tenório; o secretário de Educação de Alagoas, Fábio Guedes; o diretor executivo de Ciência e Tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, João Vicente Ribeiro Barroso Da Costa Lima; e a coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Patrycia Monteiro Rizzotto.
Os convidados, que também são grandes parceiros da Uneal, parabenizaram o trabalho da Universidade ao longo dessas cinco décadas como pioneira no ensino superior no interior do estado.
“São cinco décadas de muita luta e persistência. ‘Agradecemos imensamente a todas as instituições e personalidades que contribuíram para a construção dessa história. Quero ainda agradecer, especialmente, aos estudantes, aos técnicos, professores e gestores atuais e os que por aqui já passaram pela importante contribuição com a nossa querida Uneal”, frisou o vice-reitor Anderson Barros.
Fundada em 13 de outubro de 1970, a então Fundação Educacional do Agreste (Funec) nasceu em Arapiraca e percorreu um longo caminho para se consolidar como referência na formação de docentes e profissionais liberais ao longo das últimas décadas. O processo envolveu diversas lutas capitaneadas por professores, técnico-administrativos e estudantes de diferentes gerações.A Funec, entidade mantenedora da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (FFPA), apesar de ligada ao poder público municipal, somente em 1990, foi transformada, pelo Governo do Estado, em pessoa jurídica de direito público. Em 1995, a Funec passa a ser Fundação Universidade Estadual de Alagoas (FUNESA). Finalmente em 2006, torna-se Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).“Falar de 50 anos de Uneal é falar de 50 anos de luta. A Uneal é uma instituição jovem, mas viva e que se fortalece a cada dia, como constatamos nos depoimentos que temos divulgado em nossas redes sociais que contam um pouco dessa história. Fico feliz de estar hoje como reitor dessa Universidade porque tenho clareza do papel social que a Uneal cumpre. Temos compromisso com o povo de Alagoas. São 50 anos de contribuição com a educação pública alagoana”, frisou o reitor Odilon Máximo, ao encerrar a solenidade.As atividades comemorativas prosseguem até esta quinta-feira (15), com uma programação especial no canal da Uneal no Youtube.
Últimas Notícias
Apresentador Erlan Bastos morre aos 32 anos em Teresina
Luan Pereira sofre arritmia cardíaca e é socorrido às pressas em ambulância
Homem morre afogado enquanto nadava em lagoa no interior de Alagoas
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial neste sábado (17)
Trio armado rouba R$ 500 mil em cartas de Pokémon
Vídeos mais vistos
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Morte em churrascaria de Arapiraca
Despedida de Zezito Guedes
Concerto Natalino no Largo Dom Fernando Gomes

