Mulheres negras possuem menos chances de sobrevivência ao câncer de mama

As mulheres negras possuem 10% a menos de chance de sobrevivência ao câncer de mama. A descoberta foi feita a partir de uma pesquisa inédita da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em análise às pessoas tratadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a pesquisa, uma das causas é o diagnóstico tardio, pois as mulheres negras possuem menor acesso às ações do plano de controle do câncer de mama do Brasil. O Estudo é um projeto de Doutorado da farmacêutica Lívia Lovato Pires Lemos.
A pesquisa avaliou cerca de 60 mil mulheres vítimas e câncer de mama, que fizeram o tratamento na rede pública de saúde entre 2008 e 2010 e foram acompanhadas até 2015, sendo avaliada a sobrevida conforme a raça/cor autodeclarada. Dentre elas, 62% eram brancas, 31% pardas e 6% pretas.
Ainda segundo o estudo, 40% dos casos começam a ser tratados já em estágio desenvolvido da doença. A pesquisa usou dados do SUS sobre produção ambulatorial, hospitalar e mortalidade de pacientes. Foi apontado que o índice de sobrevivência foi menor entre mulheres negras (pretas e pardas) do que mulheres brancas. A diferença entre os grupos cresceu conforme o estágio em que a doença foi detectada: 74% das mulheres brancas sobreviveram; 72% das mulheres pardas sobreviveram e 64% das mulheres pretas sobreviveram.
Últimas Notícias

Flamengo vence Palmeiras em jogaço e iguala pontuação do líder do Brasileiro

Duplo homicídio é registrado na noite do sábado em Recife

PM prende homem com mandados em aberto após denúncia de ameaça e lesão corporal

Jorge e Mateus anunciam pausa na carreira em 2026: 'A estrada te cansa bastante'

Veja as identidades das mulheres que morreram em acidente de moto no bairro Planalto
Vídeos mais vistos

Superintendente da SMTT fala sobre mudanças no trânsito de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Prefeitura de Arapiraca inaugura moderna UBS no bairro Teotônio Vilela
