Notícia boa: Brasil já assegurou doses de vacinas contra Covid-19; saiba mais

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (8/10), que já garantiu 142 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para o Brasil.
A conta compreende as imunizações negociadas com o laboratório AstraZeneca, responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford, e as obtidas por meio da adesão ao consórcio internacional Covax Facility, capitaneado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a pasta, o pagamento da primeira parcela dos R$ 2,5 bilhões que permitirão ao Brasil ter acesso às vacinas da iniciativa global foi realizado nesta quinta (8/10).
O consórcio internacional autorizará ao país obter imunizações que estão sendo desenvolvidas por nove laboratórios: Inovio, Moderna, Curevac, ThemisMerk, Oxford/AstraZeneca, Novavax, Universidade Queensland, Clover e Universidade de Hong Kong.
A adesão ao Covax Facility assegura ao Brasil a vacinação de 10% da população, com cerca de 42 milhões de doses. As outras 100 milhões de unidades virão do acordo com o laboratório AstraZeneca, sendo que parte delas será fabricada no país pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, prevê que a primeira etapa da vacinação seja concluída no primeiro trimestre do ano. A fila deve ser organizada de acordo com as regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI), no entanto, adaptações poderão ser feitas a depender da eficácia das vacinas.
Média móvel
O anúncio foi feito no dia em que o país contabilizou média móvel diária de 611 óbitos em decorrência da Covid-19. O número representa um pequeno aumento se comparado a quarta (7/10), que marcou 609. No entanto, em relação aos 14 dias imediatamente anteriores, caiu 9,8%, indicando estabilidade.
Por conta do tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação dos especialistas no sentido de comparar a média móvel do dia com a de duas semanas atrás. As variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam invariabilidade.
Em números absolutos, o país registrou 729 mortes em decorrência da doença e 27.750 novas infecções de coronavírus nas últimas 24 horas, segundo o mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil já perdeu 148.957 vidas para a Covid-19 e computou 5.028.444 casos de infecção.
Últimas Notícias

Delegado aponta possível ligação de homicídio de Raniely com o tráfico, “talvez não por ela, mas pelo namorado”

Em Penedo, pais de crianças autistas lutam para manter tratamento gratuito dos filhos

Deputado Daniel Barbosa viabiliza entrega de vans e ambulâncias para Arapiraca

Simone Freitas apresenta nova exposição “Entre o mar e o sertão, tem o mangue” no Complexo Cultural do Teatro Deodoro

Bancos de Leite Humanos registram queda nas doações durante o inverno; saiba como e onde doar em Alagoas
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
