TJAL expede mais de 16 mil certidões eleitorais em 2020
Do total, 15.122 foram emitidas automaticamente e cerca de 1.100 manualmente, pela Diretoria Adjunta de Assuntos Judiciários
A Diretoria Adjunta de Assuntos Judiciários (Daajuc) do Tribunal de Justiça de Alagoas informou que foram expedidas mais de 16 mil certidões judiciais de segundo grau, de nada consta, cíveis e criminais, entre agosto e setembro de 2020. A maior parte teve fins eleitorais.
Do total, 15.122 foram emitidas automaticamente por sistema eletrônico, segundo apurou a Diretoria de Tecnologia (Diati).
As certidões são solicitadas inicialmente por este link no site do Tribunal. Nos casos em que o sistema positiva as certidões, o solicitante precisa entrar em contato com a Daajuc. Foi o caso de cerca de 1.100 certidões nesse período, elaboradas manualmente pelos servidores da Daajuc.
Devido à pandemia de Covid-19, o Tribunal substituiu o atendimento presencial pelo on-line, e esses casos de positivação foram resolvidos pela internet, conforme orientado pelo próprio sistema.
A diretora da Daajuc, Eleonora Paes Cerqueira, destaca que, nos últimos 15 dias relativos ao prazo final estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral aos candidatos, os servidores do setor precisaram estender a jornada de trabalho para atender à demanda elevada.
"Todos os anos de eleição há essa demanda enorme de certidões, mas juntos com a Diati, procuramos deixar essa busca mais afunilada possível para que nossas informações sejam as mais claras e fidedignas", ressalta Eleonora.
Atualmente, a Daajuc, juntamente com as câmaras cíveis e criminal do TJAL, concentra esforços na emissão de certidões de objeto e pé, também solicitadas pelos candidatos e advogados, em cumprimento a determinações do Tribunal Regional Eleitoral.
Para esse tipo de certidão, é feito um levantamento de todo trâmite do processo, desde a distribuição, julgamento, até interposição de recursos para os Tribunais Superiores.
Últimas Notícias
Polícia Civil investiga homicídio de motorista de escritório de advocacia de deputado, em Maceió
Jovem de 18 anos é preso por tráfico de drogas após perseguição policial, em Arapiraca
Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por tentativa de homicídio em Matriz de Camaragibe
Jornada Pedagógica 2026 fortalece a educação de Junqueiro e valoriza profissionais da rede
Kombi pega fogo após pane elétrica, no bairro Cavaco em Arapiraca
Vídeos mais vistos
Delegado detalha prisão de autor de homicídio no Bosque das Arapiracas
Inauguração do Centro de Convenções de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Ordem de Serviço para pavimentação em bairros de Arapiraca

