Veja quais cuidados são necessários para cadastrar as chaves PIX

Bancos e instituições começaram, nessa segunda-feira (5/10), a cadastrar a chave PIX, que permitirá a identificação das contas dos usuários que desejam aderir ao mais novo sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central(BC).
A chave, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone ou sequência aleatória, será informada pelo recebedor. Em seguida, o pagador usará o aplicativo do banco ou da instituição para inserir o código e realizar a ação.
Até às 18h dessa terça (6/10), cerca de 10,1 milhões de cadastros tinham sido realizados, segundo dados do BC. Apesar do expressivo número, muita gente – amparada na incerteza do novo – está com medo de possíveis fraudes.
De fato, é preciso ficar atento. A professora de economia da Universidade de Brasília (UNB) Daniela Freddo explica, no entanto, que os brasileiros estão amparados pelas normas estabelecidas pelo Banco Central.
Uma delas é que caberá ao prestador de serviço de pagamento – como bancos e instituições financeiras – a análise do caso de fraude e o eventual ressarcimento, a exemplo do que ocorre hoje em fraudes bancárias.
”As mesmas medidas de segurança, como formas de autenticação e criptografia, adotadas na realização de outros meios de pagamento, como TEDs e DOCs, serão usadas pelas instituições no PIX”, explica a autarquia.
Fraudes
Em nenhuma hipótese, isso não significa que os usuários devam ficar despreocupados ao cadastrarem a chave. Os cibercriminosos se aproveitam de diversas situações para aplicar softwares maliciosos e roubar dados.
Levantamento da empresa de segurança Kaspersky identificou, nas primeiras horas de segunda, o registro de 30 domínios fraudulentos com o termo “PIX”. O número pode chegar aos 100 sites falsos no decorrer da semana.
“Quando o governo anunciou o cadastro do auxílio emergencial [no dia 3 de abril], identificamos 100 domínios falsos até o fim do dia 8 de abril”, explica o especialista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, Fabio Assolini.
O registro de um domínio é o primeiro estágio de um golpe. Entre os site maliciosos encontrados estão: chavepix.me; gerenciadorpix.com; pagarpix.com; pixapp.online; pixbrasil.tech; pixempresas.com e; suportepix.online.
Últimas Notícias

Após amputação de braço em acidente de moto, policial de Alagoas morre em hospital de Sergipe

Bolsonaro e Cid apertam as mãos antes de interrogatório ao STF

MPF recomenda fechamento de mirante turístico por risco de desabamento, em Japaratinga

Jovem confessa ter matado professor durante festa de aniversário no interior alagoano

Polícia Civil prende suspeito de violência doméstica no interior de Alagoas
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Hotel Maria Araújo chega em Arapiraca e oferece novo conceito em hospedagem

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
