Diagnóstico precoce é fundamental para cura do câncer de mama

Por Assessoria 06/10/2020 14h02
Por Assessoria 06/10/2020 14h02
Diagnóstico precoce é fundamental para cura do câncer de mama
Mastologista - Foto: Assessoria

O câncer de mama quando detectado precocemente apresentam chances de cura de 95%. A médica mastologista Shyrlene Santana revela que no momento do diagnóstico se o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial) ele pode ser curado. Mas para isso, a mulher precisa realizar regularmente a mamografia.

“Ainda que as chances de cura sejam grandes, infelizmente esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo mundo, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para mudar essa estatística”, garantiu.

De acordo com ela, a mamografia é o exame que comprovadamente conseguiu reduzir a mortalidade nas mulheres. Como exame de rotina, ela é recomendada para as mulheres a partir dos 40 anos. Para as demais faixas etárias, as mulheres podem fazer o autoexame.

“A mulher no momento do banho, da troca de roupa ou outra situação do cotidiano pode realizar o exame. Basta fazer a autopalpação/observação das mamas sempre que se sentir confortável para identificar se existe alguma alteração na mama”, comentou.

De acordo com a médica o principal fator de risco é o envelhecimento, seguido da obesidade e do sedentarismo. Especificamente nos cânceres de mama, com a obesidade o risco aumenta no período pós-menopausa. “Manter um peso saudável deve ser um compromisso para a vida inteira, principalmente após a menopausa”, recomenda a mastologista.