Diagnóstico precoce é fundamental para cura do câncer de mama

O câncer de mama quando detectado precocemente apresentam chances de cura de 95%. A médica mastologista Shyrlene Santana revela que no momento do diagnóstico se o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial) ele pode ser curado. Mas para isso, a mulher precisa realizar regularmente a mamografia.
“Ainda que as chances de cura sejam grandes, infelizmente esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo mundo, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para mudar essa estatística”, garantiu.
De acordo com ela, a mamografia é o exame que comprovadamente conseguiu reduzir a mortalidade nas mulheres. Como exame de rotina, ela é recomendada para as mulheres a partir dos 40 anos. Para as demais faixas etárias, as mulheres podem fazer o autoexame.
“A mulher no momento do banho, da troca de roupa ou outra situação do cotidiano pode realizar o exame. Basta fazer a autopalpação/observação das mamas sempre que se sentir confortável para identificar se existe alguma alteração na mama”, comentou.
De acordo com a médica o principal fator de risco é o envelhecimento, seguido da obesidade e do sedentarismo. Especificamente nos cânceres de mama, com a obesidade o risco aumenta no período pós-menopausa. “Manter um peso saudável deve ser um compromisso para a vida inteira, principalmente após a menopausa”, recomenda a mastologista.
Últimas Notícias

Estudante da Rede Estadual brilha como Jovem Senadora por Alagoas em Brasília

Parceria entre Ministério dos Transportes e Governo de Alagoas garante obras estruturantes no Estado

CRB vence e afunda o Paysandu na lanterna da Série B

Maranhão vence o ASA nos acréscimos e abre vantagem nas quartas da Série D

Robôs chamam atenção na orla de Maceió e viram sensação entre turistas e moradores
Vídeos mais vistos

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

27ª edição Raízes de Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
