Diagnóstico precoce é fundamental para cura do câncer de mama

O câncer de mama quando detectado precocemente apresentam chances de cura de 95%. A médica mastologista Shyrlene Santana revela que no momento do diagnóstico se o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial) ele pode ser curado. Mas para isso, a mulher precisa realizar regularmente a mamografia.
“Ainda que as chances de cura sejam grandes, infelizmente esse é o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo mundo, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para mudar essa estatística”, garantiu.
De acordo com ela, a mamografia é o exame que comprovadamente conseguiu reduzir a mortalidade nas mulheres. Como exame de rotina, ela é recomendada para as mulheres a partir dos 40 anos. Para as demais faixas etárias, as mulheres podem fazer o autoexame.
“A mulher no momento do banho, da troca de roupa ou outra situação do cotidiano pode realizar o exame. Basta fazer a autopalpação/observação das mamas sempre que se sentir confortável para identificar se existe alguma alteração na mama”, comentou.
De acordo com a médica o principal fator de risco é o envelhecimento, seguido da obesidade e do sedentarismo. Especificamente nos cânceres de mama, com a obesidade o risco aumenta no período pós-menopausa. “Manter um peso saudável deve ser um compromisso para a vida inteira, principalmente após a menopausa”, recomenda a mastologista.
Últimas Notícias

Bombeiro à paisana salva criança engasgada em restaurante em MG

CSA vence o Ferroviário por 2 a 1 e avança para a semifinal da Copa do Nordeste 2025

Classificação final da Copa do Mundo de Clubes

Juliana Marins morreu entre 2 e 3 dias após a 1ª queda

Mãe de Marília Mendonça é acusada de exigir seguro de R$ 2,7 milhões após tragédia; defesa nega
Vídeos mais vistos

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
