Conhecido internacionalmente, pescador de Penedo recebe Comenda Guardião das Águas do São Francisco

O penedense Antônio Gomes dos Santos, conhecido como Toinho Pescador, foi agraciado ontem, quinta-feira, 24, com a Comenda Guardião das Águas do São Francisco.
A homenagem reconhece o trabalho do ‘poeta pescador’ em defesa do ‘Velho Chico'. O pescador é natural da comunidade Barro Vermelho, banhada pelo Rio São Francisco, que propiciou o surgimento da cidade que começou ali, no porto natural do Santo Antônio, o primeiro bairro de Penedo.
Toinho Pescador é filho de família sustentada com base na pesca artesanal, labuta diária de seu pai, com quem aprendeu o ofício e passou a exercer ainda adolescente, após o falecimento de Manuel Gomes dos Santos, motivo que o levou a abandonar os estudos, quando era aluno de destaque, selecionado para declamar as poesias.
Da relação diária com o rio nasceu uma voz potente, em defesa do São Francisco e também das classes menos favorecidas. Católico praticante, atuou nas Comunidades Eclesiais de Base e também na Pastoral dos Pescadores, sempre orientado por princípios cristãos.
Seu Toinho foi presidente da Colônia de Pescadores de Penedo e da Federação Alagoana de Pescadores Artesanais, membro da primeira composição do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos, do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
As reivindicações em favor do rio e da vida, especialmente de todos que dependem direta ou indiretamente da bacia hidrográfica do ‘Nilo Brasileiro’, o tornaram conhecido internacionalmente.
Condecorado com a comenda Barão de Penedo pelo governo municipal, Toinho Pescador tem diversas homenagens em seu currículo, é autor do livro Pescando Cidadania e tem sua biografia registrada em livro e vídeo.
Aos 89 anos, ele agradeceu a homenagem que estendeu a todos os ribeirinhos, especialmente às lideranças que atuam na defesa do Velho Chico, e falou de sua luta. “Quando meu pai morreu, a minha família não recebeu salário do INPS porque o Rio São Francisco não deixou a gente morrer de fome”, disse sobre o sustento para os doze membros de sua casa.
Últimas Notícias

VÍDEO. Colisão entre caminhão-baú e automóvel é registrada no bairro Cacimbas, em Arapiraca

Jovem morre em suposta troca de tiros com a PM em Rio Largo

Brasil vence novamente a França e avança às semifinais do Mundial de vôlei

Dois homens são presos em cartório de Maceió ao tentarem aplicar golpe na venda de terreno

Casa de Direitos de Maceió e Arapiraca facilita regularização gratuita do CPF
Vídeos mais vistos

27ª edição Raízes de Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano
