Lavar o nariz ajuda a prevenir a Covid-19 e outras doenças; saiba como

O ataque do coronavírus ao corpo começa pelas vias respiratórias, por isso a importância do uso de máscara para evitar o contágio. Outra medida que pode ajudar a prevenir a Covid-19 e também a proteger de outras doenças causadas por micro-organismos encontrados no ar é lavar o nariz com frequência usando soro fisiológico.
O sistema respiratório é um dos mais importantes e sensíveis do corpo. A otorrinolaringologista Adriana Leal Alves explica que a lavagem nasal com soro fisiológico é eficaz para a prevenção de infecções virais das vias aéreas.
A solução não é capaz de matar vírus e bactérias, mas mantém a umidade da mucosa nasal, promovendo um ambiente menos propício para que os micro-organismos invasores se instalem. A higiene frequente elimina as impurezas da região, reduzindo a probabilidade de desenvolvimento de infecções.
O ideal é realizar a limpeza do nariz duas vezes por dia, após acordar e antes de dormir, com soro fisiológico 0,9%. Ele deve ser aplicado com uma seringa, tapando a narina oposta.
“A lavagem do nariz permite que os cílios presentes na cavidade nasal se mantenham limpos e com a movimentação adequada, exercendo sua função de proteção”, acrescenta a médica infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital Águas Claras.
Ela ressalta que, apesar de benéfica, a lavagem não elimina completamente os microrganismos presentes em cavidade nasal. “A limpeza contribui na redução de sensibilidade da mucosa e reduz o acúmulo de muco, mas não há comprovação científica de que isso derrote o coronavírus”, explica.
Ana Helena sugere a combinação de várias medidas de prevenção para evitar o contágio, entre elas, o uso de máscaras, a manutenção do distanciamento social e a lavagem frequente das mãos.
Últimas Notícias

CBF abre o jogo sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 11 milhões

Quem é Ana Paula Leme, ex-panicat presa de novo após tumulto com PMs

PSG abre vantagem sobre Arsenal por vaga na final da Liga dos Campeões

'Eu me sinto envergonhada por ser mãe', diz cantora sobre romance da filha, Hanna Santos, com Artur Jorge
Vídeos mais vistos

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Protesto na antiga sede do ASA
