Alagoas recebe reconhecimento nacional em saneamento

Agreste Saneamento é premiada pelo Instituto Trata Brasil, ONG mais importante do segmento e que monitora qualidade do serviço no país

Por Ascom 18/09/2020 15h03 - Atualizado em 18/09/2020 15h03
Por Ascom 18/09/2020 15h03 Atualizado em 18/09/2020 15h03
Alagoas recebe reconhecimento nacional em saneamento
Agreste saneamento - Foto: Ascom

O estado de Alagoas, mais precisamente o agreste alagoano, recebeu uma premiação nacional em saneamento. O prêmio foi concedido pelo Instituto Trata Brasil - Organização Não Governamental (ONG) mais importante do setor no país -, à Agreste Saneamento, pelo projeto de abastecimento de água executado em dez municípios da região.

A premiação foi celebrada na quinta-feira (17) em um evento online promovido pelo Trata Brasil, que contou com a participação da diretora geral da Agreste, Angela Lins e com a presença de representantes dos outros municípios que apresentaram bons indicadores.

Todos os anos o Instituto Trata Brasil premia as melhores iniciativas do país em abastecimento, qualidade da água e tratamento de esgotos. A Agreste obteve o reconhecimento por meio da Parceria Público-privada (PPP) com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) que leva água de qualidade a mais de 377 mil alagoanos.

O Instituto Trata Brasil premia pela quinta edição cidades que instituíram o saneamento básico como política séria e de longo prazo, alcançando indicadores relevantes. Em sua versão 2020, o evento, “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Municípios e Parcerias Público-Privada”, parceria com a consultoria GO Associados, trouxe oito exemplos positivos que se esforçaram e avançaram no acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos.

Os exemplos escolhidos foram separados por diferentes tipos de operação: operação pública municipal com Jaraguá do Sul (SC) e Brotas (SP); operação pública estadual em Campo Mourão (PR) e Fernandópolis (SP); além de operação privada em Araçatuba (SP) e Primavera do Leste (MT). Por fim, exemplos de boas parcerias público-privadas em Rio Claro (SP), e no Agreste de Alagoas.