Arapiraca é pioneira na implantação do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde em AL

Arapiraca é pioneira em Alagoas e uma das poucas cidades do Nordeste a implantar um Núcleo Municipal de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, criado para melhorar o cuidado com pacientes e profissionais nas unidades de saúde.
Esse trabalho é reconhecido e se destaca entre as experiências exitosas do Brasil, apresentadas em seminário organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento foi realizado através das plataformas digitais, nesta quinta-feira, 17 de setembro, Dia Mundial da Segurança do Paciente, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre a importância da assistência segura.
Representando a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, o diretor médico da Atenção Primária, Celso Marcos, apresentou, através de vídeo, o trabalho de implantação e atuação do Núcleo de Segurança do Paciente na cidade, uma das abordagens do seu trabalho de mestrado na Fiocruz.
“A partir do princípio de que, se profissionais e pacientes estão em ambiente controlado, com equipamentos de proteção individual, e as condutas seguem os protocolos de segurança, podemos dizer que é possível reduzir os riscos que envolvem os atendimentos e tratamentos para ambos”, afirmou o diretor médico.
Celso Marcos explica que o núcleo conta com uma equipe multiprofissional, com médico, enfermeiras e farmacêutico. Esses profissionais coordenam atividades de capacitações nas unidades de saúde e hospitais da cidade, que reforçam entendimento de que a segurança do paciente envolve também a segurança dos profissionais que prestam o atendimento.
Ele ressalta que, a partir da implantação do Núcleo, o Município segue com um trabalho contínuo realizado dentro das unidades de saúde e hospitalares, com atividades relacionadas às práticas que visam garantir a segurança do paciente e dos profissionais de saúde.
Nessas unidades, o médico explica que o foco principal está na organização dos processos de trabalho. “As unidades já apresentam melhoria da parte de identificação dos pacientes, prontuários, receitas, nos procedimentos de higienização das mãos e controle de infecção e no processo farmacêutico. Esses são exemplos e o ponta pé inicial que garante a segurança do paciente”, completou.
Nesta quinta-feira (17), o diretor médico, acompanhado da secretária Municipal de Saúde, Camilla Cinthia, e equipe técnica da pasta, visitou a unidade de saúde da Boa Vista, uma das que seguem protocolo do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.
Últimas Notícias

Solenidade festiva e entregas nos 78 anos de Junqueiro

Escola Mulheres+ no Cinema realiza segundo ciclo formativo gratuito: A oficina discute o cinema documental e já está com inscrições abertas

Lançamento VLT em Arapiraca

Produção audiovisual e Hip Hop: 7Aberto anuncia 3ª edição em Maceió

Com articulação política intensa, base de JHC aprova LDO 2026 e R$ 1,2 bilhão em empréstimos na Câmara de Maceió
Vídeos mais vistos

Prefeito de Junqueiro em Arapiraca

Ronaldo Lessa visita obras do Hospital Metropolitano em Arapiraca

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca
