Arapiraca é pioneira na implantação do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde em AL

18/09/2020 10h10
18/09/2020 10h10
Arapiraca é pioneira na implantação do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde em AL
Arapiraca é pioneira na implantação do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde em AL - Foto: Divulgação

Arapiraca é pioneira em Alagoas e uma das poucas cidades do Nordeste a implantar um Núcleo Municipal de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, criado para melhorar o cuidado com pacientes e profissionais nas unidades de saúde.

Esse trabalho é reconhecido e se destaca entre as experiências exitosas do Brasil, apresentadas em seminário organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento foi realizado através das plataformas digitais, nesta quinta-feira, 17 de setembro, Dia Mundial da Segurança do Paciente, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre a importância da assistência segura.

Representando a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, o diretor médico da Atenção Primária, Celso Marcos, apresentou, através de vídeo, o trabalho de implantação e atuação do Núcleo de Segurança do Paciente na cidade, uma das abordagens do seu trabalho de mestrado na Fiocruz.

“A partir do princípio de que, se profissionais e pacientes estão em ambiente controlado, com equipamentos de proteção individual, e as condutas seguem os protocolos de segurança, podemos dizer que é possível reduzir os riscos que envolvem os atendimentos e tratamentos para ambos”, afirmou o diretor médico.

Celso Marcos explica que o núcleo conta com uma equipe multiprofissional, com médico, enfermeiras e farmacêutico. Esses profissionais coordenam atividades de capacitações nas unidades de saúde e hospitais da cidade, que reforçam entendimento de que a segurança do paciente envolve também a segurança dos profissionais que prestam o atendimento.

Ele ressalta que, a partir da implantação do Núcleo, o Município segue com um trabalho contínuo realizado dentro das unidades de saúde e hospitalares, com atividades relacionadas às práticas que visam garantir a segurança do paciente e dos profissionais de saúde.

Nessas unidades, o médico explica que o foco principal está na organização dos processos de trabalho. “As unidades já apresentam melhoria da parte de identificação dos pacientes, prontuários, receitas, nos procedimentos de higienização das mãos e controle de infecção e no processo farmacêutico. Esses são exemplos e o ponta pé inicial que garante a segurança do paciente”, completou.

Nesta quinta-feira (17), o diretor médico, acompanhado da secretária Municipal de Saúde, Camilla Cinthia, e equipe técnica da pasta, visitou a unidade de saúde da Boa Vista, uma das que seguem protocolo do Núcleo Municipal de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde.